Visitas na penitenciária de Bento serão retomadas no final de semana

Desde a última sexta-feira, 16/10, as visitas nas casas prisionais gaúchas puderam ser retomadas, seguindo critérios específicos da Susepe e da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen). Foram sete meses de suspensão de visitas em todos os presídios do estado, por conta de restrições sanitárias provocadas pela pandemia da COVID-19. 

Em Bento Gonçalves, entretanto, as visitas serão retomadas no final de semana, dias 24 e 25/10. De acordo com o diretor da penitenciária, Volnei Zago, o sábado, 24/10, será destinado a uma das galerias e, o domingo, 25/10, para a segunda galeria da penitenciária. 

Seguindo as recomendações da secretaria, será liberada apenas uma visita mensal por preso, não sendo permitida a entrada de pessoas acima de 59 anos, gestantes e demais pertencentes ao grupo de risco da COVID-19. “As visitas terão que responder o questionário padrão, não podendo apresentar sintomas, além de passarem por medição de temperatura e saturação. No pátio, será mantido o distanciamento de dois metros e não será permitido o toque”, afirma Zago. 

O retorno das visitas é liberado apenas em regiões que estiverem em bandeira laranja ou amarela no modelo do Distanciamento Controlado do estado. Quando a cor for laranja, é permitido apenas uma hora de visita. Já regiões que estiverem em bandeira amarela podem permitir até duas horas de visitas mensais. As visitas íntimas continuarão suspensas na região da Serra, sendo permitidas apenas em regiões que estiverem no mínimo há seis semanas em bandeira amarela.