Vitis Aurora começa nesta terça em Pinto Bandeira

7º Vitis Aurora segue até quinta-feira (15) em Pinto Bandeira e tem entrada gratuita. Voltado a agricultores, agrônomos, enólogos e estudantes, evento é promovido pela Cooperativa Vinícola Aurora e contará com mais de 90 expositores, 10 startups, mesas-redondas e palestras

Vitis Aurora começa nesta terça-feira (13), na unidade da Cooperativa Vinícola Aurora, em Pinto Bandeira.
Vitis Aurora começa nesta terça-feira (13), na unidade da Cooperativa Vinícola Aurora, em Pinto Bandeira. Foto: Anderson Pagani

Voltado para agricultores, estudantes e profissionais da agronomia e enologia, a sétima edição do Vitis Aurora inicia nesta terça-feira (13) e segue até quinta-feira (15), das 8h às 17h30, na unidade Cooperativa Vinícola Aurora em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. Idealizada para se tornar referência na viticultura brasileira, promete ser a maior da história, com a presença de cerca de cinco mil visitantes. O evento é gratuito e aberto ao público.

A feira de negócios, inovação e sustentabilidade reunirá mais de 90 expositores, 10 startups e promoverá uma série de palestras e mesas-redondas. Realizado a cada dois anos, o 7º Vitis Aurora aconteceria em 2024, mas foi adiado em função da maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul.

Entre as principais atrações do Vitis Aurora deste ano estarão temas atuais e importantes para o futuro do campo, com destaque para a palestra sobre tendências climáticas para fruticultura e viticultura – safra 25/26. Outros assuntos como a força feminina no cooperativismo e no agro e o futuro da agricultura com o foco da juventude no campo também serão debatidos na feira.

Durante os três dias do Vitis Aurora, 10 cooperados que conciliam a viticultura com a elaboração de produtos coloniais estarão comercializando os itens no espaço da agricultura familiar. Além disso, a loja da Aurora, unidade de Pinto Bandeira, estará aberta para visitação e venda de produtos.

Outras atrações também poderão ser acompanhadas durante os três dias de feira, como demonstrações de vinhedo para colheita mecânica, aplicação de fungicida com drone e manejo de plantas de cobertura. Também haverá lançamento de máquinas e insumos para fruticultura, minicursos de degustação de vinhos, espaço de startups, área de lazer e alimentação e sorteio de brindes.

O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, destaca que, neste ano, serão abordados temas como mudanças climáticas, as tecnologias para a sucessão no campo, o papel feminino no cooperativismo e no dia a dia das propriedades e o crédito rural para produtores.

“O cooperativismo fortalece laços e cria oportunidades para que todos prosperem juntos. É com o objetivo de promover reflexões, trazer conhecimento e informações que ampliamos o Vitis Aurora neste ano”, conclui Renê Tonello.


Demonstrações de tecnologias na viticultura, clima, força feminina, juventude no campo e crédito rural ganham destaque nesta sétima edição do Vitis Aurora.
Demonstrações de tecnologias na viticultura, clima, força feminina, juventude no campo e crédito rural ganham destaque nesta sétima edição do Vitis Aurora.

A solenidade de abertura será no dia 13 de maio (terça-feira), às 10h30, com a presença dos membros do Conselho de Administração da cooperativa e de autoridades. Às 13h, será a vez de um representante do Banrisul falar sobre crédito para os produtores rurais. No decorrer da tarde, startups apresentarão soluções de como as tecnologias podem contribuir para o trabalho no campo.


No dia 14 de maio (quarta-feira), a programação inicia às 8h30 com a mesa-redonda ‘A força feminina no cooperativismo e no agro: cultivando mudanças e colhendo progressos’, com a presença de integrantes do Sistema Ocergs. Às 10h30, será apresentado o tema “Implementação de novas ferramentas Bayer para otimizar a produção dos vinhedos”, pelas empresas Uniagro e Bayer.

No período da tarde, às 13h, haverá a palestra ‘Perspectivas e tendências globais do agronegócio’, com Vitor Dalla Corte, economista e doutor em Agronegócio pela UFRGS. A partir das 15h, o Sicredi abordará ‘Linhas de crédito rural, perspectivas e panorama’.


A demonstração de vinhedo conduzido para colheita mecânica será um dos atrativos da edição deste ano da feira realizada pela Cooperativa Vinícola Aurora. Foto: Eduardo Benini
A demonstração de vinhedo conduzido para colheita mecânica será um dos atrativos da edição deste ano da feira realizada pela Cooperativa Vinícola Aurora. Foto: Eduardo Benini

O último dia (15) de programação do Vitis Aurora dará espaço para outros temas que fazem parte dos desafios do setor vitivinícola. Às 8h30, uma mesa-redonda abordará ‘Juventude no campo: inovação, sustentabilidade e o futuro da agricultura’. Ainda pela manhã, às 11h, ocorrerá a palestra ‘Segurança na operação de máquinas e implementos agrícolas’, com Tramontini e Antônio Carraro.

À tarde, a partir das 13h30, a palestra ‘Tendências climáticas para fruticultura e viticultura, safra 25/26’, com o meteorologista Marco Antônio dos Santos, da empresa paulista Rural Clima, encerra o ciclo de apresentações da sétima edição da feira.


A Vinícola Aurora promoverá, de forma inédita, o HackaVitis, uma maratona voltada para a criação de soluções e a transformação do modelo mental de inovação. Nos dias 24 e 25 de abril, alunos de mestrado em Viticultura e Enologia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estiveram imersos e desenvolveram respostas a dois desafios da área agrícola. O resultado será apresentado nesta quarta-feira (14), quando serão avaliados e premiados os três primeiros colocados.

De acordo com o gerente Agrícola da Cooperativa Vinícola Aurora, Maurício Bonafé, o HackaVitis surgiu de uma demanda dos próprios produtores, que veem as tecnologias cada vez mais como aliadas no campo para a maior assertividade na vitivinicultura.

“Entre os objetivos da criação do Vitis Aurora está a apresentação de novas tecnologias, que vêm ao encontro da necessidade de se obter maior precisão, clareza e agilidade no cultivo, com a possibilidade, por exemplo, de retardar processos de poda para maior eficiência ou na aplicação de produtos para controle de pragas”, aponta Bonafé.


Vitis Aurora espera público superior a 5 mil pessoas. Foto: Anderson Pagani
Vitis Aurora espera público superior a 5 mil pessoas. Foto: Anderson Pagani

Programação

13/05 (terça-feira)
10h30 – Abertura da VII Feira Vitis Aurora
13h00 – Palestra: Soluções Financeiras para Viticultura – Banrisul
14h15 – Startup: Apresentação de solução tecnológica
15h00 – Palestra: Bioestimulantes, aplicações e resultado na videira – Adama
16h15 – Startup: Apresentação de solução tecnológica

14/05 (quarta-feira)
08h30 – Mesa-redonda: A força feminina no Cooperativismo e no Agro – Sistema Ocergs
10h30 – Palestra: Ferramentas Bayer para otimizar a produção dos vinhedos – Uniagro/Bayer
11h45 – Startup: Apresentação de solução tecnológica
13h00 – Palestra: Perspectivas e tendências globais do agronegócio – Vitor Dalla Corte
15h00 – Palestra: Linhas de crédito rural, perspectivas e panorama – Sicredi
16h15 – Startup: Apresentação de solução tecnológica

15/05 (quinta-feira)
08h30 – Mesa-redonda: Juventude no campo: Inovação, Sustentabilidade e Futuro da Agricultura
11h00 – Palestra: Segurança na operação de máquinas e implementos agrícolas – Tramontini/Antônio Carraro
12h15 – Startup: Apresentação de solução tecnológica
13h30 – Palestra: Tendências climáticas para fruticultura e viticultura, safra 25/26 – Marco Antônio dos Santos

Serviço

O que: 7º Vitis Aurora
Quando: 13, 14 e 15 de maio de 2025, das 8h às 17h30
Onde: Unidade da Cooperativa Vinícola Aurora em Pinto Bandeira (Linha 28, 1150 – Zona Rural)
Localização no Google Maps
Valor: Entrada franca
Público-alvo: Agricultores, estudantes e profissionais da agronomia e enologia
Mais informações: (54) 3455-2000

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também