Você conhece a dieta da banana?

Apesar do nome, essa dieta não obriga você a comer só banana – a não ser durante o café da manhã, quando o alimento deve ser ingerido. Mas por que banana? Segundo os nutricionistas autores da dieta, a banana, originalmente cultivada no Japão, carrega amidos e enzimas que auxiliam na digestão, melhorando o trânsito intestinal e processos digestivos, contribuindo para a saciedade e para o emagrecimento. Os seguidores dizem que é possível perder de três a cinco quilos por mês com o regime. 

Banana no café da manhã

Uma banana crua e fresca é o cardápio do café da manhã nesta dieta. Fonte de carboidrato, a fruta é o único alimento permitido na primeira refeição do dia, sendo vetados outros grupos alimentares, como o pão, café ou leite. Nanica, prata, maçã, qualquer tipo está liberado, desde que seja consumido ao natural. Não vale nem amassar a fruta! Uma unidade de banana tem entre 90 a 100 calorias, em média, dependendo do tipo. Segundo o criador da dieta da banana, você pode comer mais de uma, até sentir que está satisfeito – mas sem exageros. Se 15 ou 30 minutos após ingerir a banana você ainda estiver com fome, é permitido consumir um lanche de aproximadamente 200 calorias. 

Almoço e jantar

Não existem limites calóricos muito definidos para as refeições na dieta da banana, nem mesmo alimentos que você pode ou não deixar de comer – com exceção das sobremesas, que não são permitidas neste horário. Mas, na prática, o simples fato de começar uma dieta pode fazer com que a pessoa faça escolhas mais saudáveis, evitando frituras, carboidratos simples e alimentos ricos em gorduras. Só que a dieta também não abre precedentes para exageros, em uma escala de saciedade que vai de 1 a 10, você deve parar de comer quando estiver no 7. Para saber respeitar a escala basta entender que a escala 7 seria o ponto em que a pessoa fica satisfeita, porém sem a necessidade de um segundo prato, enquanto a escala 10 provoca uma sensação de estufamento, quase um desconforto por ter comido demais. 

Cedo para a cama

Na dieta da banana, a recomendação é que você vá dormir no máximo à meia-noite. Se puder se deitar antes, melhor. O ideal é ter um período de quatro horas entre a última refeição ou lanche e o horário de dormir. Por isso, a dica é jantar até as 20h, sendo o ideal às 18h. Durante o sono são liberados hormônios que controlam o apetite, a queima de gordura e a sensação de saciedade. Quando o sono não é regular, essa liberação fica comprometida e, assim, o corpo não trabalha com esses níveis hormonais adequados, podendo contribuir para o aumento de peso.

Beba apenas água

Nessa dieta, a bebida permitida durante as refeições é a água em temperatura ambiente. Segundo os seguidores da dieta, é importante que seja ingerida em pequenos goles. A água ajudará no transporte de fluidos no sangue, na circulação e na regulação da temperatura corporal, da frequência cardíaca e da pressão arterial. Fora das principais refeições, bebidas não calóricas, como chá e café sem açúcar, podem ser consumidas com moderação. 

Mantenha um diário de dieta

Pelo fato de a dieta da banana ter criado força na internet, muito adeptos japoneses passaram naturalmente a documentar sua ingestão alimentar diária e progresso por meio de blogs, fóruns, ou redes sociais – e isso lhes deu um apoio extra para continuar no processo. Fazer esse diário é importante porque muitas vezes a pessoa não tem noção, em termos calóricos, do que ingere durante o dia. Anotando as quantidades e horários, ao final do dia e da semana, você pode programar melhor as refeições ou até enviar para uma nutricionista, que irá avaliar o que foi ingerido e identificar os erros nas quantidades e na qualidade dos alimentos. 

Sobremesa no lanche

Três horas após o almoço, você pode fazer um lanche mais saboroso, como uma sobremesa. Biscoitos, frutas frescas e pipoca, por exemplo, são alimentos pouco calóricos  recomendados para o lanche – mas você não precisa recusar  um doce se estiver mesmo com vontade. Os lanches mantêm os níveis de glicose no sangue adequado e contribuem para que a sensação de fome e compulsão não aconteça. Na dieta da banana, somente o lanche da tarde é recomendado, mas se você estiver com fome depois do jantar, pode comer uma porção de frutas frescas. Vale lembrar que em uma reeducação alimentar, a média de consumo para um lanche intermediário é de 200 a 300 calorias, para uma dieta de 2.000 calorias diárias, sendo que ele deve ser feito pela manhã, à tarde e após o jantar.

Coma conscientemente

Mastigue a banana e todos os outros alimentos que ingerir com a consciência do que você está comendo, sentindo o sabor daquele alimento – esse é o terceiro pilar da dieta da banana. Segundo os especialistas, essa recomendação entra na questão de que o corpo pode demorar para perceber que você está comendo. Por isso, é importante fazer a refeição devagar e mastigar bem os alimentos, para dar tempo de o organismo entender que você está ingerindo.  

Exercício só se você quiser

Esse talvez seja um dos pontos mais polêmicos dessa dieta, já que não há qualquer tipo de recomendação sobre a prática de exercícios. De acordo com os seguidores do método, as caminhadas são incentivadas, mas você não é obrigado a fazer um exercício pesado. 


Por Carolina Serpejante
Fonte: portal Minha Vida

(www.minhavida.com.br)


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.