Você conhece o brasileiro que recebeu o milagre de Carlo Acutis?
Matheus Lins Vianna, hoje com 15 anos, foi o brasileiro que recebeu o primeiro milagre reconhecido pela Igreja Católica do beato Carlo Acutis, que será canonizado este mês

Na semana passada, o SERRANOSSA contou a inspiradora trajetória de Carlo Acutis, o jovem nascido em Londres e criado na Itália, conhecido como o “padroeiro da internet”. Devoto da Eucaristia, ele usava a tecnologia para evangelizar e criou um site que cataloga milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja. Faleceu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia fulminante. Em 2020, foi beatificado após o reconhecimento de um milagre no Brasil: a cura de Matheus Lins Vianna, em Campo Grande (MS).
O segundo milagre, reconhecido em 2023, envolveu a recuperação de uma jovem da Costa Rica, que sofreu um grave traumatismo craniano após cair de bicicleta na Itália, onde estudava. Com os dois milagres oficialmente validados pelo Vaticano, Carlo Acutis será canonizado no próximo dia 27 de abril, durante o Jubileu dos Adolescentes, em Roma.
Se você ainda não leu, vale conferir a matéria completa do SERRANOSSA neste link.
No coração da história que comoveu o mundo está Matheus Lins Vianna, o menino de Campo Grande (MS) que recebeu um milagre por intercessão de Carlo Acutis. Hoje com 15 anos, Matheus leva uma vida reservada ao lado da avó materna, Solange Maria do Prado Lins Vianna, que tem a guarda legal do adolescente desde o falecimento precoce da mãe, Luciana, em 2024. Autista e seletivo com relação a toques e olhares, Matheus prefere não ser exposto, e a família faz questão de preservar sua imagem, respeitando seus limites e particularidades.

O milagre que mudou suas vidas aconteceu em outubro de 2013, quando ele tinha apenas três anos. Diagnosticado com uma grave anomalia no pâncreas – conhecida como pâncreas anular – Matheus Lins Vianna não conseguia se alimentar e apresentava vômitos constantes. A condição era delicada, e os médicos desaconselharam qualquer cirurgia, devido à fragilidade do menino.
Diante da gravidade, a família intensificou as orações. Inspirados pela história de santidade de Carlo Acutis, que havia sido apresentada à comunidade local pelo padre Marcelo Tenório, iniciaram uma novena pedindo sua intercessão. No dia em que uma relíquia do beato foi exposta para visitação na igreja, Matheus Lins Vianna, ainda pequeno, tocou espontaneamente o relicário e fez um pedido simples: queria “parar de vomitar”.
Naquela mesma noite, segundo a avó Solange, ele pediu comida e comeu caldinho de feijão com arroz — e não passou mal. Começou a ganhar peso. Dias depois, novos exames foram feitos. O pâncreas estava completamente normal. O mesmo médico que havia identificado a anomalia afirmou que não havia mais nenhuma irregularidade.
O caso foi encaminhado às autoridades eclesiásticas e, após investigações minuciosas do Vaticano, a cura de Matheus Lins Vianna foi reconhecida como o primeiro milagre atribuído à intercessão de Carlo Acutis. Isso permitiu que Carlo Acutis fosse beatificado em 2020.
“Todos os dias eu agradeço a Deus e ao Carlo pela imensa graça. Mas tive o cuidado de manter minha humildade diante do milagre. É uma experiência que mostra ao mundo que é possível viver a santidade nos tempos atuais”, comenta a avó Solange.
Ela também conta que Matheus Lins Vianna compreende o que viveu e reconhece Carlo Acutis como um guardião espiritual. Embora não participe com frequência das novenas, por conta das rotinas médicas e terapias, demonstra respeito e entendimento sobre o que aconteceu.
A convivência com Matheus exige cuidado e afeto. Por conta do autismo, ele precisa que tudo seja feito com respeito ao seu tempo e à sua vontade. Não gosta de ser tocado ou exposto sem consentimento. A família aprendeu a lidar com isso com paciência e carinho. “Se ele disser não, é não. E está tudo bem assim”, afirma Solange.
Neste mês de abril, a expectativa da família é acompanhar a canonização de Carlo Acutis, marcada para o dia 27, durante o Jubileu dos Adolescentes em Roma. A cerimônia será transmitida ao vivo em Campo Grande. Solange, que trabalha como técnica em enfermagem, já pediu dispensa do plantão para participar da celebração na Paróquia São Sebastião — onde tudo começou.

Com olhos marejados, Solange deixa uma mensagem para quem enfrenta momentos difíceis — um conselho simples:
“O telefone do céu é a oração
Quem quiser discar é de joelho no chão
Disque uma vez, disque duas ou três
E se não atender… disque outra vez”
Com sua história de amor, entrega e silêncio, Matheus e sua família tornam-se testemunhas vivas de um milagre moderno. E Carlo Acutis, com seu jeitinho simples, calça jeans e mochila nas costas, será o primeiro santo millennial — com um milagre reconhecido em solo brasileiro.
🤝 As informações sobre Matheus Lins Vianna e sua família foram gentilmente compartilhadas com o SERRANOSSA por Vinicius Bracht, da Assessoria de Imprensa Rise MKT.