Você está pronto para fazer uma tatuagem?

Decidido a fazer uma tatuagem, você já escolheu e o desenho e o local do corpo onde ele será aplicado. Mas já parou para pensar em todos os cuidados a serem tomados ou quais as consequências que esse procedimento pode trazer? “Caso algumas orientações não sejam seguidas, a cicatrização pode demorar e resultar em infecções”, adverte o tatuador Fabio Henrique. 

Fabio conta que, antes de qualquer coisa, é preciso ter plena certeza de que se quer fazer a tattoo: “É algo muito sério. É importante avaliar os reais motivos que levam essa pessoa a fazer uma tatuagem, pois uma decisão precipitada pode levar à insatisfação”, avisa. 

Recomenda-se que, antes de submeter-se ao procedimento pela primeira vez, o interessado troque informações e opiniões com parentes, amigos e pessoas que já tenham feito. “Mas, ainda assim, a decisão deve ser estritamente pessoal”, afirma Fabio.

Primeiros dias

Fabio conta que nos primeiros 30 dias após a tatuagem pronta o ideal é lavá-la com sabonete antisséptico de duas a três vezes ao dia, sem esfregá-la. Na hora de secar, prefira papéis descartáveis ou uma toalha de uso próprio, sempre com suavidade.

Para durar mais

Deve-se manter a tatuagem coberta por uma fina camada de pomada cicatrizante durante a primeira semana. “É importante fazer uma camada fina, pois o excesso de pomada também pode danificar o desenho, que vai expelir tinta e comprometer o resultado final da arte”, conta Fabio.

Cicatrização

“A tatuagem é um ferimento e, como todo machucado, pode criar cascas”, alerta Fabio. É importante, inclusive, não coçá-las ou arrancá-las. A coceira faz parte do processo de cicatrização e retirar as cascas pode abrir portas para a entrada de bactérias. O tatuador recomenda, inclusive, o uso de filme PVC na área tatuada por um período de três a sete dias, fazendo a troca a cada seis horas, para evitar a exposição a doenças e facilitar a cicatrização. A opinião é a mesma do dermatologista Beni Moreinas Grinblat, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “O filme plástico funciona junto à pomada na proteção do desenho. O isolamento da área facilita a absorção de agentes presentes nos cremes e ajuda a evitar infecções”. No entanto, os especialistas alertam que ele deve ser trocado toda vez que houver higienização e/ou uso da pomada.

Sem imersão

Tomar banho de mar, piscina ou banheira não é recomendado em um período de 30 dias após a tatuagem.  “A água do mar e de piscina podem ser veículos de infecções e micoses”, explica. Por isso, é bom evitar mergulhos.

Cicatrização x alimentação

O tempo de cicatrização pode levar até três meses e manter uma alimentação adequada nesse período é importante. Por isso, recomenda-se evitar o excesso de comida gordurosa, como carne de porco, frituras, chocolate, frutos do mar, comida japonesa e pimentas. “A ingestão de alimentos ricos em gordura pode causar alergias no período de cicatrização, pois, em algumas pessoas, a pele pode adquirir um comportamento reativo”, esclarece Fabio.

Alergias

Fabio conta que a incidência de alergias é pouco comum devido ao controle de qualidade rigoroso das tintas feito no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, sempre pode haver a chance. Para garantir que não haja reação, o tatuador pode recomendar uma visita ao médico para fazer um teste de alergia.

Depois dacicatrização

Os cuidados para a tatuagem permanecer bonita por muito mais tempo são simples: “Use cremes hidratantes regularmente e protetor solar sempre que a área tatuada for exposta ao sol”, recomenda Fabio.

Dicas

Nos primeiros dias não é indicado banho de imersão ou exposição ao sol e é recomendado manter uma alimentação e higiene adequadas. Depois, para que o desenho permaneça bonito por mais tempo, a dica dos especialistas é o uso regular de cremes hidratantes e protetor solar.

Saiba mais

Qualquer pele pode ser tatuada? 

Toda pele saudável, hidratada, que não esteja queimada ou ardida de sol pode ser tatuada. 

Quais as particularidades nas escolhas de cor pelo tom de pele? 

Peles mais escuras, ou que estão mais expostas às agressões do sol e mar, exigem tonalidades de tinta mais fortes e desenhos mais nítidos. 

Quais áreas do corpo são mais difíceis de tatuar?

Regiões do corpo em que há maior acúmulo de pele, dobras, ou que já apresentam mais flacidez exigem mais trabalho ao tatuar, pois precisam estar bem esticadas. Por esse mesmo motivo, o resultado pode ficar comprometido, uma vez que a pele relaxada voltará ao seu estado natural. Áreas onde os ossos também são mais expostos tendem a exigir mais tempo de tatuagem e paciência. 

Que cuidados são necessários antes de tatuar a pele?

É preciso que esteja saudável, limpa e hidratada. 

O que é mais difícil na hora de cobrir outra tatuagem: o desenho, a cor ou o local? 

Não existe uma regra. Tudo vai depender da escolha feita anteriormente e da nova que pretende substituí-la. Às vezes é impossível, ou ficaria ainda pior. 

É possível cobrir sinais e cicatrizes?

Sim, mas como regra geral o procedimento não é recomendado. Marcas acidentais em locais inusitados não deveriam receber um novo adereço. Cicatrizes já chamam a atenção, pintadas, em relevo, podem chamar ainda mais. O mais recomendado é usar a tatuagem como ponto de fuga para que se olhe para outra região, ao invés da cicatriz. 

Quem sofre de queloide pode tatuar a pele normalmente?

Sim, porque o procedimento de injeção de tinta é superficial, de cicatrização pouco profunda. Pessoas que têm tendência a este problema até ganham uma tatuagem com aspecto mais em relevo, mas com o tempo isso tende a diminuir. 

Como acontece o processo de remoção a laser? 

Os raios têm afinidade com pigmentos escuros. Por isso, as tatuagens coloridas são mais difíceis de serem removidas e, às vezes, não saem completamente. Já o pigmento preto é eliminado 100%, garantem os especialistas. 

Quantas sessões são necessárias para a remoção?

Para desenhos pretos são necessárias no mínimo 10 sessões e para coloridos, no mínimo 15. Tatuagens feitas em peles negras são mais difíceis de remover, mas tudo depende da coloração e do tipo de pigmento utilizado.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.