Você sabe a diferença entre tristeza e depressão?

Renata Rigon Cimadon – CRP 07/16650
Alciane Rigo Farina – CRP 07/17569

 

Existe uma grande diferença entre tristeza e depressão. A tristeza faz parte da natureza humana, pois é uma emoção com a qual, ao longo da vida, todos temos que lidar. Mesmo que nos esforcemos para não sentir, em alguns momentos é inevitável. Sentimos tristeza quando algumas situações nos afetam, mas isso não significa necessariamente estar deprimido. O problema acontece quando esse sentimento paralisa e impede que a vida siga em frente.

Já a depressão é caracterizada por tristeza profunda, sentimentos de desesperança, baixa autoestima, ansiedade, choro recorrente, falta de sentido na vida, perda de interesse e prazer, pensamentos de morte ou suicídio, entre outros. Entre as causas podem estar fatores genéticos, estresse constante, acontecimentos traumáticos ou consumo de álcool e outras drogas. Nas mulheres, a doença é mais comum pela instabilidade hormonal. A depressão não tem hora nem lugar, podendo surgir em qualquer pessoa indiferente do sexo, idade e classe social.

Os quadros depressivos podem variar de intensidade e duração, sendo classificados como leve, moderado ou grave. Nos casos em que não é tratada, a depressão pode evoluir. O mais indicado é buscar a psicoterapia e, se necessário, após avaliação inicial, o profissional poderá encaminhar para o psiquiatra.