Você sabe incluir sucos na dieta sem engordar?

O suco figura entre as melhores opções de bebida para quem quer ter uma alimentação saudável e controlar o peso – ganha até do refrigerante zero calorias. É verdade que ele é mais calórico do que a bebida gaseificada light, mas é rico em vitaminas e minerais que trazem bem mais benefícios do que os refrigerantes, que são poucos nutritivos e por isso classificados na categoria de alimentos de “caloria vazia”.

Na hora do consumo, porém, nutricionistas recomendam alguns cuidados para não exagerar na quantidade ingerida e acabar engordando em vez de emagrecer. Afinal, como qualquer outro alimento nutritivo, eles também precisam de moderação. 

Posso só tomar sucos em vez de comer frutas? 

Uma alimentação ideal deve incluir tanto sucos quanto as frutas naturais. “Quando ingerimos a fruta, consumimos uma quantidade maior de fibras”, conta a nutricionista Flávia Sguario. Quem quer emagrecer deve ficar de olho no tipo de suco escolhido: alguns precisam de muitas frutas (laranja, tangerina) para encher um copo e, com isso, somam mais açúcar e por consequência mais calorias na alimentação, enquanto outros são diluídos em água (abacaxi, melão, limão) e menos calóricos. Um copo de 200ml de suco de laranja, por exemplo, tem 90 calorias. Já a mesma quantidade de suco de abacaxi (sem açúcar) tem por volta de 64 calorias.

Todo suco de fruta é light? 

Todas as frutas são ricas em açúcares e calorias. Por isso, vale ficar de olho nas opções menos calóricas, como limão, abacaxi e maracujá – mas sem acrescentar açúcar, senão as calorias pulam para mais de 100. Converse com o seu médico ou nutricionista para saber se você pode usar adoçantes na dieta.

Suco de caixinha é igual ao natural? 

O suco natural é melhor por conter bem mais nutrientes. “Suco de caixinha apresenta muitos corantes e conservantes, ou seja, químicas que podem causar reações adversas no organismo”, explica a nutricionista Flávia. Sem contar que o suco de caixinha contém a fruta manipulada, que perdeu nutrientes durante o processo de industrialização. Muitos sucos industrializados têm, inclusive, tantas calorias quanto o refrigerante. Se for investir neles, prefira as versões light. “Em certos alimentos, o bagaço, a casca, os talos e as sementes são as partes mais ricas em nutrientes e o suco natural permite que você aproveite todos eles”, afirma a profissional.

O suco pode substituir a água do dia? 

O suco também tem água e hidrata, mas não deve ser a única fonte de líquido do seu dia. “O ideal é consumir de 8 a 12 copos de água diariamente”, conta Flávia. Se você ingerir tudo isso em sucos, provavelmente acabará engordando. Além disso, a água tem importantes funções no nosso organismo: “Ela está presente em todas as reações químicas; dá estrutura e forma ao corpo; transporta nutrientes, hormônios e substâncias pelo corpo e dentre as células, é essencial para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção, elimina as substâncias tóxicas, regula a temperatura corporal, lubrifica estruturas do corpo, entre muitas outras funções”, esclarece a nutricionista catarinense Graziela Klein.

Preparar o suco e deixar armazenado provoca perda de nutrientes? 

Segundo Graziela, o ideal é consumir o suco logo após o preparo porque, mesmo que a bebida seja armazenada na geladeira, os nutrientes começam a se oxidar e são perdidos. “Se você beber o suco duas ou três horas depois, ainda irá ingerir os nutrientes, mas em uma quantidade menor do que se ele estivesse fresquinho”, explica a nutricionista.

O suco de fruta natural é melhor do que o suco de polpa? 

O suco feito na hora com a fruta in natura é sempre a melhor opção. As frutas sofrem perdas de nutrientes ao serem preparadas em forma de polpa. Mas Graziela reconhece que, durante a correria do dia a dia, nem sempre é possível fazer um suco natural. “Nesse caso, escolha a polpa congelada, já que ela ainda mantém uma quantidade razoável de nutrientes e não possui adição de açúcar e substâncias químicas, como o suco de caixinha”, afirma a nutricionista.

Qual é o melhor momento do dia para beber sucos? 

Segundo a nutricionista Graziela, o ideal é esperar duas horas para beber líquidos após as grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar). “Caso contrário, o suco pode alterar o pH do estômago e prejudicar a digestão”, explica. Além disso, se você exagerar na ingestão de bebida durante a refeição, acabará se sentindo estufado e não se alimentará direito. 

 

Receitas diferentes e supernutritivas

Suco de maçã com couve e cenoura

Faça você mesmo: bata no liquidificador 1/2 cenoura, 1 folha de couve, 2 galhinhos de salsinha, 1 maçã e 200ml de água. Coe e sirva.

Combinação rica em betacaroteno, esse suco é uma ótima fonte de vitamina A, que não só age como antioxidante como também auxilia na reação dos olhos à luminosidade, permitindo a visão. Além disso, a casca da maçã é rica em pectina, que evita a deposição de gordura nas paredes arteriais. Segundo a nutricionista Daniela Jobst, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos Estados Unidos, essa composição oferece alto poder de desintoxicação, pois acelera o funcionamento das enzimas do fígado, eliminando mais rapidamente as toxinas do corpo. 

Suco de beterraba com maçã e gengibre

Faça você mesmo: bata no liquidificador 1 beterraba média, 1 maçã pequena sem casca e 3 raspas de gengibre. Coe e sirva.

Rica nas vitaminas A, B6 e C, essa composição favorece o aumento da imunidade, tem ação anti-inflamatória e auxilia no funcionamento do sistema digestivo, explica a nutricionista Daniela Cyrulin, de São Paulo. Além disso, o suco possui antioxidantes que combatem radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças, como o câncer. E tem mais: “Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a eficiência do gengibre contra enjoos e náuseas”, conta Daniela.

Suco de água de coco com pepino

Faça você mesmo: bata no liquidificador 1 pepino e 200ml de água de coco. Coe e sirva.

Se você não se sente muito animado com a aparência ou mesmo com a ideia de consumir sucos de frutas com verduras e legumes, talvez seja melhor começar por esta opção, que é mais simples. Misture apenas o pepino, composto basicamente por água, com água de coco, formando um suco rico em fibras e potássio – e o melhor: com pouquíssimas calorias. De acordo com a nutricionista Daniela Jobst, “esse suco tem alto poder diurético, pois ambos os ingredientes ativam as vias urinárias, eliminando mais facilmente as toxinas do corpo”.

Suco de couve-manteiga com abacaxi, laranja e maçã

Faça você mesmo: bata no liquidificador 2 colheres de sopa de couve-manteiga picada, 2 fatias médias de abacaxi, suco de 1 laranja e 1 maçã sem casca e sem semente. Coe e sirva.

Embora três dos quatro ingredientes desse suco sejam frutas, seu grande destaque é a couve-manteiga. “Ela é uma excelente fonte de ácido fólico, cálcio, ferro, potássio e betacaroteno, precursor da vitamina A”, explica a nutricionista Daniela Cyrulin. Assim, seus principais benefícios estão ligados à prevenção da osteoporose, ao controle da pressão arterial, à digestão e à prevenção contra o envelhecimento precoce, problemas cardiovasculares e doenças degenerativas. A couve ainda tem a sua atuação ampliada quando unida ao abacaxi, já que ambos eliminam as toxinas do corpo.

Suco de melancia com gengibre e manjericão

Faça você mesmo: bata no liquidificador 2 fatias de melancia, 1 lasca de gengibre e 1 folha de manjericão fresco. Coe e sirva.

Além do elevado poder diurético proporcionado pela melancia, esse suco ainda funciona como um alimento termogênico, pois acelera o metabolismo. Isso acontece graças ao gengibre, raiz com diversas utilidades medicinais que é capaz de aumentar o gasto calórico em mais de 10%.  Outra característica do composto é a promoção da desintoxicação orgânica, resultado da ingestão do manjericão.

Suco de melancia com salsão

Faça você mesmo: bata no liquidificador 1 xícara de chá de melancia picada sem semente e 2 talos de salsão. Coe e sirva.

Segundo a nutricionista Daniela Cyrulin, a melancia é um diurético natural e hidratante, uma vez que cerca de 90% de sua composição é água. Além disso, ela é rica em licopeno, substância que dá a cor avermelhada à fruta, que atua na prevenção do câncer, principalmente o de próstata. Já o salsão auxilia na circulação sanguínea e, consequentemente, na desintoxicação do organismo.

Suco de couve com cenoura, gengibre, pepino e laranja-lima

Faça você mesmo: bata no liquidificador 1 cenoura, 2cm de raiz de gengibre, 1 pepino, 1 folha de couve-manteiga e suco de 1 laranja-lima. Coe e sirva.

“Rico em vitamina C, betacaroteno e fibras, esse suco tem tudo para virar o queridinho entre as mulheres”, brinca a nutricionista Daniela Jobst. Isso porque ele não só ajuda na prevenção do câncer de colo e de mama como também combate a celulite. Além disso, ele funciona como um importante eliminador de toxinas do organismo.

Por Letícia Gonçalves
Fonte: Portal Minha Vida

(www.minhavida.com.br)


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.