Vôlei: os últimos representantes da época de ouro

Um tem apenas 22 anos e está começando a carreira. O outro, de 34, traz no currículo uma Superliga, três campeonatos paulistas, duas Copas Mercosul, uma Copa do Brasil, além de títulos individuais como o de melhor atacante da Superliga na temporada 2004/2005. Mas Franco Willian Paese e Raphael Fantin, ou simplesmente Franco e Dentinho, têm uma coisa em comum: são os únicos jogadores saídos da base do Bento Vôlei que ainda estão na Superliga. 

Dentinho foi um dos principais jogadores do Vôlei Futuro na campanha de vice-campeão da Superliga 2011/2012, mas ainda não renovou contrato e analisa propostas de equipes do Brasil e do exterior. Franco alternou momentos de titularidade e reserva com Bob na posição de oposto do Medley/Campinas, eliminado nas quartas de final justamente pelo Vôlei Futuro, de Dentinho. Para a próxima temporada, o clube renovou o contrato do bento-gonçalvense e aumentou o investimento para chegar mais longe no campeonato.

Bento Vôlei

Dentinho participou da primeira Superliga do Bento Vôlei, em 1998/1999. Junto com ele, estavam outros bento-gonçalvenses como Marco Pavan, Dante Trevisan e Alexandre Bergamo, que atualmente jogam no exterior. Franco participou da última, em 2008/2009. Dos bento-gonçalvenses que estavam no time na oportunidade, apenas ele seguiu jogando.

Ambos sabem da importância de Bento ter um time adulto na cidade. Para Franco, observar de perto jogos de alto nível foi determinante para que ele definisse seu próprio futuro. “Se não tivesse time profissional em Bento, não teria seguido o vôlei como profissão”, descreve.

Já Dentinho afirma ainda ter um sonho. “Gostaria de voltar e jogar em Bento e levar o time para semifinal. Em uma semifinal muda tudo: marketing, imprensa, tudo é multiplicado. Mas isso não depende de mim. Eu jogaria aqui por amor, mas nem isso consigo”, conta. O ponta descreve ainda que, quando encerrar a carreira, quer utilizar seu nome no mundo do voleibol para ajudar Bento. “Não sei de que forma ainda, mas vou usar meu nome em prol do time”, descreve.

Vai demorar

A esperança de Dentinho tem apenas uma possibilidade de acontecer. Um patrocinador máster, que despeje pelo menos R$ 2 milhões por uma temporada. Do contrário, o trabalho será lento e gradual, apostando na reformulação das categorias de base do clube.

De acordo com o coordenador dos seis núcleos de categorias de base do Bento Vôlei, Renato Acosta Duarte, as metodologias de ensino foram reformuladas neste ano com o objetivo de padronizar o ensino, assim como acontecia na época em que Dentinho estava na base. “Vamos trabalhar forte com as categorias Mirim e Mini para daqui a oito ou dez anos conseguirmos uma base forte para jogar a Superliga novamente com um custo baixo”, descreve.


Quem são eles

Dentinho #3
Nome completo: Raphael Fantin
Altura: 1,94m
Nascimento: 17/03/1978
Títulos: campeão da Superliga (2002/2003), bicampeão da Copa Mercosul, tricampeão Paulista (2003/2005/2010), campeão do Italiano Série A2 (2006/2007), campeão da Copa Brasil (2001), melhor atacante da Superliga (2004/2005), campeão dos Jogos Abertos (2010).

Franco #18
Nome Completo: Franco Willian Paese
Altura: 2,01m
Nascimento: 01/03/1990
Ex-Clubes: Bento Vôlei (2003/2008), Náutico/Araraquara (2009/2010)
Títulos: campeão Gaúcho juvenil (2006), campeão Brasileiro Infanto (2006), campeão dos Jogos Regionais (2010), campeão Mundial juvenil pela seleção brasileira (2009).


Reportagem: Alexandre Brusa

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa