Volmir Raimondi é eleito presidente da Ulac

Volmir Raimondi, atual presidente da Associação de Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (Advbg), foi eleito presidente da União Latino-americana de Cegos, a Ulac. A entidade representa 19 países da América Latina e cerca de 170 organizações que advogam os interesses dos deficientes visuais. De forma unânime, 74 delegados nomearam Raimondi à presidência da Ulac em 16 de março, durante assembleia realizada na Cidade do México, com a presença de mais de 420 pessoas.

Fundada em 1985, a Ulac se estrutura como um elo de troca de informações e experiências entre as instituições associadas na América Latina. Para o novo presidente da entidade, temas de grande repercussão são mediados com a participação da Ulac, gerando políticas públicas e inclusão social aos 19 países representados. “Intercambiar informações é um dos nossos principais objetivos. Tudo o que beneficia um deficiente visual em um país de primeiro mundo, através da Ulac, transforma-se em conhecimento de imenso prestígio em países menores”, acrescenta o presidente Volmir Raimondi.

A nova diretoria fica à frente da União Latino-americana de Cegos até 2016 e quer tratar de temas ligados à Copa do Mundo no Brasil, de 2014, e sobre as Olimpíadas e Paraolimpíadas, de 2016, no Rio de Janeiro. Conforme o presidente Volmir Raimondi, a ideia é auxiliar os países a desenvolverem profissionais e atletas tecnicamente habilitados. Para isso, parte dos objetivos é intensificar a ligação da Ulac com os comitês organizadores desses eventos. Raimondi conta com a colaboração de Mizael Conrado de Oliveira, atleta paraolímpico e vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro. Ele assume a Secretaria de Educação Física e Desporto da Ulac e se torna um importante contato entre as organizações.

Outro brasileiro também foi eleito secretário técnico da Ulac. Assume a Secretaria de Direitos Humanos, o atual presidente da Acergs – Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, Moisés Bauer Luiz. Com os cargos, o presidente Volmir Raimondi e a sua equipe participam automaticamente da secretaria executiva da União Mundial de Cegos, entidade maior das associações.

Raimondi se mostra otimista com o próximos quatro anos de mandato e garante que o Brasil possui hoje uma posição de destaque em políticas públicas e inserção social. “Hoje, fazemos parte do Conselho Nacional de Saúde, temos encaminhamento de leis, benefícios a pessoas com deficiência, projetos de acessibilidade, isenção de impostos, entre outros. Nesses aspectos, o Brasil está na liderança da América Latina e à frente de outros países e podemos compartilhar experiências”, disse o presidente, completando que a Ulac quer se posicionar como uma grande rede de defesa e de incidência nas políticas públicas em todas as áreas, principalmente, na saúde assistencial e educação inclusiva. “São nossos amigos que precisam desse esforço e queremos avançar muito mais”, concluiu.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também