Volta do Horário de Verão ainda em 2024 será decidida na próxima terça-feira
Se o horário de verão voltar ainda em 2024, será após o 2º turno das eleições, que ocorre em 27 de outubro
O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que a decisão sobre o retorno do horário de verão será tomada na próxima terça-feira, 15 de outubro, após uma reunião técnica.
Caso a medida seja adotada, a implementação do horário de verão ocorrerá logo após o 2º turno das eleições, que ocorre em 27 de outubro. Silveira ressaltou que diversos setores, como o aéreo, precisam de pelo menos 20 dias para se adequarem à mudança, o que exige um planejamento prévio.
Silveira destacou a importância do horário de verão, afirmando que se trata de uma política pública amplamente aplicada em vários países desenvolvidos e que não deve ser vista sob uma ótica ideológica.
“O horário de verão é uma política pública adotada internacionalmente, não apenas no Brasil. Ela foi extinta em 2019 por razões ideológicas, mas é uma prática comum em países desenvolvidos”, disse o ministro Alexandre Silveira.
A declaração foi feita durante o evento Esfera Brasil, realizado em Roma, Itália, na última sexta-feira, 11 de outubro. Silveira também mencionou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já deu aval para a implementação do horário de verão, caso os estudos técnicos indiquem essa necessidade.
O horário de verão foi suspenso em 2019, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).