Votação da Consulta Popular 2020 inicia na próxima segunda-feira

Na próxima segunda-feira (26/10) inicia a votação dos projetos da Consulta Popular 2020. O Corede Serra elegeu três projetos (Apoio à Agricultura Familiar, Apoio à Indústria, Apoio ao Turismo) para seleção de dois projetos. Para os projetos serem eleitos serão necessários, no mínimo, 7.000 votos em cada um deles, visto que os 32 municípios contam com quase 700.000 eleitores. 

O tradicional pleito, que acontece desde 1998 no Estado, desta vez será totalmente virtual, pelo site ou por SMS. A votação irá ocorrer entre os dias 26 de outubro e 3 de novembro.

Como funciona a votação

Para votar, basta ter título de eleitor. Dos 96 projetos disponibilizados nas cédulas de votação, o cidadão poderá escolher apenas um, conforme a sua região. 

On-line: pelo site www.consultapopular.rs.gov.br (nos dias de votação as cédulas estarão disponíveis).
Via SMS: para o número 29634, com a mensagem RSVOTO#nº título do eleitor#nº do programa (sem espaços). Exemplo: RSVOTO#99999999#4

 

Sobre os projetos:

Na cédula de votação, haverá três projetos, sendo dois deles elegíveis e com recursos repartidos meio a meio (ou seja, cada projeto receberá R$ 157.142,86 em 2021, e o valor equivalente em 2022). As iniciativas, em sintonia com os critérios já estabelecidos, são:

Apoio à agricultura familiar, com investimentos em infraestrutura e aquisição de máquinas e equipamentos. O critério de eleição é a obtenção de votos, em número absoluto, superior a um dos três projetos constantes na cédula, beneficiando os dois municípios com maior número de votos, proporcionais à quantidade de eleitores (com o mínimo de 2% dos votos no município).

Apoio ao setor industrial para o desenvolvimento de produtos com uso de grafeno. O critério para a eleição é a obtenção de, no mínimo, 1% dos votos da região.

Implantação do Observatório de Turismo da Serra Gaúcha e de infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem-receber. O projeto será eleito se obtiver, no mínimo, 1% dos votos da região. Aqui, os recursos previstos para 2022 obedecerão a um critério diferente: serão eleitos os três municípios com maior número de votos, proporcionais à quantidade de eleitores, cabendo a cada um o valor de R$ 52.380,95 (com o mínimo de 2% dos votos regionais).