Wine South America deve movimentar R$ 100 milhões em negócios
Wine South America será palco de mais de 2 mil reuniões de negócios de 6 a 8 de maio em Bento Gonçalves

Considerada uma das principais vitrines de negócios do setor vitivinícola brasileiro, a Wine South America será palco de mais de 2 mil reuniões de negócios em sua 5ª edição. O evento ocorrerá de 6 a 8 de maio, na Fundaparque (veja no Google Maps), em Bento Gonçalves (RS), e se consolida como um dos mais relevantes pontos de encontro entre produtores e compradores nacionais e internacionais. A expectativa é de que o volume de negócios gerados durante e após o evento ultrapasse os R$ 100 milhões, evidenciando o papel central da WSA no desenvolvimento econômico do setor.
Com mais de 430 marcas expositoras, o que marca um crescimento de 20% em relação à edição anterior, a Wine South America reunirá 300 marcas nacionais e 130 internacionais, ocupando uma área total de 11 mil m². Um dos destaques desta edição é o recorde de participação de vinícolas brasileiras, com empreendimentos de diferentes regiões do país, incluindo a estreia de vinícolas do Distrito Federal.
A feira receberá mais de 7 mil compradores profissionais vindos de todas as regiões do Brasil, além de representantes de 10 países. Parte significativa das conexões comerciais será viabilizada por meio do Projeto Comprador Nacional, uma iniciativa da WSA em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).
A realização da WSA na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do país, favorece não apenas a prospecção comercial, mas também proporciona uma vivência imersiva para os compradores. Durante o evento, representantes de diversas redes varejistas, importadoras e distribuidoras também visitarão vinícolas da região para conhecer de perto seus processos de produção, criando assim um ambiente estratégico para fomentar parcerias, ampliar canais de comercialização e fortalecer a presença dos vinhos brasileiros no mercado.
“A Wine South America reafirma seu papel como um espaço estratégico de negócios, aprendizado e networking para os profissionais do setor vitivinícola. O crescimento da feira reflete o amadurecimento do mercado brasileiro e o fortalecimento da produção nacional de vinhos, cada vez mais reconhecida no cenário internacional”, reforça Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.
Projeto Comprador Internacional
Além de impulsionar o mercado interno, a Wine South America também fortalece o posicionamento internacional do vinho brasileiro por meio do Projeto Comprador Internacional, realizado pelo Wines of Brazil em parceria com a feira desde sua primeira edição, em 2019. A iniciativa promove encontros estratégicos entre vinícolas nacionais e compradores internacionais, ampliando a visibilidade dos rótulos brasileiros no mercado global.

- Na última edição, realizada em 2023, o projeto contabilizou mais de 350 rodadas de negócios internacionais envolvendo vinícolas de cinco estados brasileiros e a presença de 14 compradores internacionais. O resultado foi uma perspectiva de mais de USD 6,8 milhões (cerca de R$ 33 milhões) em negócios internacionais, somando contratos firmados durante a feira e negociações previstas para os 12 meses seguintes.
- Para esta edição, 20 vinícolas brasileiras já estão confirmadas, representando quatro estados (RS, SC, SP e MG), além de compradores de países como EUA, Reino Unido, Irlanda, El Salvador e México.
- A programação contará com visitas técnicas às vinícolas pela manhã, seguidas de rodadas de negócios à tarde, em um espaço exclusivo dentro da feira, especialmente preparado pelo Wines of Brazil. A ação reforça a vocação da Wine South America como plataforma de internacionalização do vinho brasileiro, conectando produtores locais a novos mercados e oportunidades ao redor do mundo.
Sobre a Wine South America
A Wine South America acontece de 6 a 8 de maio de 2025, na Serra Gaúcha. Programação completa do evento em: www.winesa.com.br. A WSA é realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, e conta com o patrocínio de Sicredi, BRDE, BADESUL – Agência de Fomento do Rio Grande do Sul, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Prefeitura de Bento Gonçalves e Sebrae. O evento tem apoio do CONSEVITIS-RS, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI-RS), além da Apex-Brasil e da Águas Prata.