Workshop celebra 30 anos do curso de Administração na UCS Bento
Gestores locais compartilharam seus cases profissionais para atuais acadêmicos
O curso de Administração celebrou seus 30 anos na UCS Bento reforçando aquele que é um dos propósitos de sua existência: disseminar conhecimento e estimular a formação de profissionais de excelência. A comemoração da data foi marcada pela realização de um Workshop na noite de 23 de outubro para acadêmicos do curso – que tiveram a oportunidade de ouvir as lições e aprender com as vivências de gestores locais com trajetórias reconhecidas pelo sucesso. A programação reuniu os empresários Euclides e Maristela Longhi, da Multimóveis; Davi e Roberto Cenci, da Cenci; e Jaqueline e Valdemir Bellé, da Bellé TodeschinI Consultoria e Treinamento.
Um dos cursos mais importantes da UCS Bento, a graduação em Administração já formou 1.518 administradores – os egressos desse curso correspondem a 12% dos formados no campus desde 1972. “Essa é mais uma contribuição que nós, como universidade comunitária, estabelecemos: a preparação de pessoas para o mercado de trabalho. É verdade que temos muitos avanços tecnológicos, mas a Administração continua sendo o desafio de realizar ações por meio das pessoas. Sem elas, nós não conseguimos fazer nada”, destacou o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis.
A preocupação com a formação dos profissionais sempre foi uma das tônicas da graduação, na avaliação da diretora acadêmica da UCS Bento, Nívia Tumelero. “O curso de administração enfrenta e sempre enfrentou desafios porque os ambientes organizacionais mudam constantemente – exigindo uma transformação contínua em busca da formação de administradores preparados para atender estas demandas do mercado e contribuir, com seu trabalho, para o desenvolvimento regional”, disse.
Oferecer profissionais na área da administração é um elemento crítico para o progresso coletivo, reforçou a coordenadora do curso, professora Simone Taffarel Ferreira. “A instituição do curso teve por objetivo disponibilizar as condições necessárias para que os aprendizes pudessem desenvolver as competências e habilidades imprescindíveis ao exercício profissional, com qualidade e eficácia nos diferentes campos de atuação ligados a esse domínio de conhecimento. Esse mesmo objetivo permanece até os dias de hoje, visto que a administração das organizações já consolidadas, emergentes ou ainda a serem implantadas na região, requer indivíduos preparados para incrementar o desenvolvimento e a dar conta das exigências dos cenários que envolvem a sociedade. O curso de Administração vem entregando profissionais aptos a esse desafio”, disse.
Endossando a importância do curso para o município, o Secretário de Administração, Matheus Barbosa, no ato representando o poder público de Bento Gonçalves, parabenizou o legado que as três décadas de fundação trazem. “Bento Gonçalves é uma cidade empreendedora, que precisa muito de administradores para as suas empresas e órgãos públicos, agregando competência e eficiência à gestão”, pontuou.
Gestores ressaltam aprendizado constante e valorização às pessoas
A mesma valorização ao elemento humano que corre como premissa nos bancos acadêmicos do curso aparece com destaque, também, no dia a dia profissional do administrador – conforme apontaram com unanimidade os convidados do workshop, que trouxe à pauta temas como liderança e sucessão. Eles também lembraram a importância do aprendizado e atualização constantes como fundamental para o exercício da profissão.
“A administração não se faz em pessoas, precisamos delas. É fundamental que o administrador tenha um amor genuíno por elas. Entendo que ser líder é, em primeiro lugar, ter empatia. As outras habilidades vamos adquirindo e aperfeiçoando, em um aprendizado constante, afinal, um líder nunca está pronto, está sempre em processo de desenvolvimento”, disse Jaqueline Bellé.
Essa construção contínua é um dos grandes desafios profissionais, na opinião de Davi Cenci. “Não existe um script para o administrador ou um caminho definido. Tudo é um eterno aprendizado, inclusive em termos de tecnologias, ferramentas e sistemas. É um processo de se adaptar e se desenvolver de forma constante”, destacou.
Com a experiência de mais de quatro décadas de carreira, Maristela Cusin Longhi compartilhou seu ponto de vista sobre o papel do administrador. “O melhor líder é o que faz da sua liderança um exemplo para as pessoas com quem trabalha, que a exerce com base em conjunto de valores como ética, humildade, e alinhada a um propósito. Precisamos de uma grande equipe para fazer um bom trabalho, e todos nós aprendemos diariamente com as pessoas. Quanto mais a gente aprende, mais a gente consegue perceber o quanto pouco a gente sabe”, disse.
Fonte: Exata Comunicação