Zona Azul: mais denúncias

Supervisores da Zona Azul estariam se passando por agentes de trânsito ao assinar notificações de condutores que excederam o tempo permitido de estacionamento. Ex-funcionárias da Rek Parking, empresa responsável pelo serviço em Bento Gonçalves, que atuavam como monitoras do estacionamento, têm em seu poder tickets que comprovam a prática. “É uma forma de coagir os motoristas a pagar a multa de R$ 11”, denuncia uma delas. Trabalhando há cerca de oito meses na empresa, elas foram demitidas após denunciarem a irregularidade aos superiores. “Fui punida por falar a verdade”, desabafa a outra ex-monitora. 

Segundo as denúncias, três supervisoras estariam cometendo a irregularidade. As ex-monitoras contam que estranharam ao ver as notificações apenas com assinatura e sem carimbo com o número de matrícula do agente do Departamento Municipal de Trânsito (DMT). “Liguei para o DMT para me informar porque não sabia o que dizer para os motoristas que vinham me perguntar se deveriam pagar ou não a notificação”, comenta uma delas.

As ex-funcionárias também contam que pouco antes de serem demitidas, há cerca de uma semana, novas regras foram passadas para os monitores da empresa. “Disseram que tínhamos que notificar os motoristas que deixassem o ticket de estacionamento no lado de fora do veículo, pois o correto seria colocar o bilhete no painel. Até então não havia essa determinação”, relata.

Rek Parking explica

O diretor de operações da Rek Parking, Ivan Costa, diz estar ciente do problema. Entretanto, ele contesta a versão das ex-funcionárias, alegando queuma monitora estava cometendo a irregularidade e não supervisores. “Estamos mexendo em toda a estrutura operacional da empresa em Bento Gonçalves”, afirma. De acordo com ele, havia uma série de denúncias dos motoristas, incluindo o de que monitoras estariam embolsando o valor das notificações, fazendo com que até mesmo os condutores que regularizassem a situação fossem multados. “Estamos deixando no nosso quadro apenas quem trabalha de acordo com a lei”, enfatiza.


DMT buscará explicações

Segundo o diretor do DMT, Gelson Cabral, as multas só podem ser aplicadas caso haja o carimbo com a matrícula do agente na notificação. “Várias notificações chegaram até nós sem o carimbo. Nestes casos, a multa não pode ser aplicada”, explica. Ele comenta ainda que todas as assinaturas dos agentes são conferidas nas tarifas de pós-utilização que chegam até o departamento. “Temos um agente por turno encarregado da fiscalização do estacionamento. Mas qualquer agente que passar pelo local pode assinar a notificação”, destaca.

Ao tomar conhecimento das denúncias, Cabral entrou em contato com a Rek Parking para agendar uma reunião com o objetivo de esclarecer as possíveis irregularidades. Ainda não há data definida para o encontro.

Saiba mais

Desde 17 de outubro de 2011 está em vigor em Bento Gonçalves modelo de notificação para motoristas que estacionarem na Área Azul sem ticket ou que excederem o tempo determinado. Na via de notificação há um espaço que deve ser preenchido pelo agente do DMT atestando que esteve no local e presenciou a irregularidade. Caso a notificação não seja paga em 48 horas, o agente emitirá o Auto de Infração de Trânsito (AIT). A multa é de R$ 53,20 e desconta três pontos na carteira de habilitação. Essa foi a alternativa encontrada pela prefeitura e Rek Parking após investigação das cobranças por parte do Ministério Público. O problema se estendia desde 2010, quando a empresa enviava as notificações não pagas pelos condutores ao DMT, que aplicava a multa. O procedimento foi considerado pelo MP como multa de gabinete.

 
Reportagem: Carina Furlanetto

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA