Zona Franca da Uva e do Vinho é tema de encontro em Brasília

A criação da Zona Franca da Uva e do Vinho foi uma das pautas tratadas pelo prefeito Guilherme Pasin nesta quarta-feira, 18, em Brasília, em reunião com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina. A criação da zona franca da uva e do vinho visa a isenção de impostos para na venda de vinhos no varejo em 23 cidades da Serra Gaúcha que detém produção vitivinícola. A intenção do projeto é estimular o desenvolvimento da vitivinicultura local e o enoturismo na região.

A tributação nos vinhos corresponde a 54% do valor do produto. "O setor vitivinícola é muito representativo social e economicamente. A atividade impacta na vida de mais de 25 mil famílias, que sobrevivem da uva e vinho no nosso Estado. Um dos argumentos apresentados a Ministra é que toda renúncia tributária por parte dos entes federados do setor será compensada com aumento no número de visitantes nos Municípios e de negócios. Estamos falando de economia girando, pois ganha toda a cadeia, o produtor, os hotéis, restaurantes, o nosso artesão que poderá vender seu produto", destaca o prefeito. 

Vinhos do Brasil

Em uma articulação do Instituto da Vinha e do Vinho, presidido pela sócia-diretora do Spa do Vinho, Deborah Villas-Bôas Dadalt os vinhos do Brasil estão sendo apresentados nesta noite durante o evento de encerramento do ano do Ministério de Relações Exteriores. Autoridades nacionais, embaixadores internacionais no país e servidores de embaixadas brasileiras no Exterior participam do evento.

No início de dezembro Bento Gonçalves foi sede para LV Cúpula do Mercosul, que reuniu os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, da Argentina, Mauricio Macri, do Paraguai, Mario Abdo Benitez e vice do Uruguai, Lucía Topolansky. Além de Ministros e embaixadores dos Estados Associados. 

 


Foto: Divulgação

 

Estiveram presentes o autor do Projeto de Lei 1.378/2019, que cria a Zona Franca da Uva e do Vinho no Rio Grande do Sul,  Deputado Federal Carlos Gomes, relator da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Deputado Federal, Amaro Neto, Assessoria do Deputado Afonso Hamm,  Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Deborah Villas-Bôas Dadalt, Conselheiro do Instituto da Vinha e do Vinho, Aldemir Dadalt, Presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto e vereador Moises Scussel Neto. Além do Procurador- geral do Município, Sidgrei Spassini, subprocurador, Gustavo Schramm e do jurídico da Câmara, Matheus Barbosa.