3ª Wine South America inicia no dia 21/09, em Bento Gonçalves, e traz novidades
Mais de cinco mil compradores de todas as regiões do Brasil devem passar pela Fundaparque nos três dias de evento
Os principais setores ligados ao universo do vinho se encontram a partir de quarta-feira, 21/09, na 3ª edição da Wine South America, maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina. A feira ocorre até dia 23/09, na Fundaparque, em Bento Gonçalves – cidade que abrange a única Denominação de Origem (D.O) do Brasil. A estimativa é que mais de cinco mil compradores de todas as regiões do país devam marcar presença no evento.
A 3ª edição da WSA brinda o retorno dos eventos presenciais e o excelente momento do setor vitivinícola. A expectativa dos organizadores é superar os números da última edição, em 2019, quando um total de negócios na ordem de R$ 20 milhões foi promovido. “A Wine South America retorna ainda maior e mais completa, mantendo nossos dois principais propósitos: reunir público qualificado e promover negócios. Essas foram as bases de nossas duas edições presenciais bem-sucedidas e também do trabalho que realizamos durante a pandemia, quando continuamos fomentando o setor com projetos digitais que potencializam a promoção e comercialização de vinho”, destaca Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.
A feira é direcionada especialmente a profissionais do segmento, como importadores e exportadores; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas especializados em vinhos e outras bebidas.
Nesta edição, mais de 360 marcas nacionais e internacionais apresentarão suas novidades aos visitantes. Vinícolas da Argentina, Chile, Eslovênia, Espanha, França, Geórgia, Itália, Portugal, Romênia e Uruguai estão entre os expositores confirmados, mostrando um panorama vitivinícola dos principais lançamentos e tendências do Novo e do Velho Mundo. “A diversidade dos vinhos nacionais também estará bem representada por produtores de regiões tradicionais, como Serra e Campanha Gaúcha, e São Joaquim/SC, além de novos terroirs que vêm se destacando. A 3ª WSA será, certamente, uma feira histórica para o setor”, avalia o diretor.
Além de conferir as novidades do setor vitivinícola, o visitante terá acesso a uma série de eventos paralelos. O Espaço Masterclass é um dos destaques da programação e conta com a curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS).
Projetado para ser um local de convivência e de aprendizado, o ambiente deve reunir profissionais do vinho que desejam aprofundar seus conhecimentos, realizar degustações e conhecer novas pessoas. “Sempre procuramos entregar muito conhecimento e nossa curadoria para o Espaço Masterclass está sendo direcionada a esse objetivo. Além de palestras e da abordagem de temas com profundidade, teremos muitas trocas de experiência e convivência. Será um ambiente fértil para o aprendizado”, ressalta Júlio César Kunz, presidente da ABS-RS.
O auditório principal da feira vai sediar, já no primeiro dia de evento, a mesa-redonda “Raio-X do Mercado de Vinhos de janeiro a agosto de 2022”, com uma discussão global sobre as perspectivas dos principais canais de venda. Na quinta-feira, um novo painel abordará o tema “O papel das redes sociais no mercado de vinhos”.
Juntamente com tintos, brancos, rosés e espumantes, a WSA também amplia as oportunidades de negócios com produtos correlatos, como destilados e azeites de oliva.
Para participar da programação paralela é necessário adquirir o ingresso que dá acesso à Wine South America. Para algumas ações, é necessária inscrição prévia, visto que as vagas são limitadas.
Acesse o site da WSA para saber mais: www.winesa.com.br.