• Vinícola Garibaldi

Aeroporto de Caxias do Sul terá voos de ida e volta de São Paulo no mesmo dia

  • Vinícola Garibaldi

Os voos terão como destino o Aeroporto de Congonhas

Aeroporto de Caxias do Sul terá voos de ida e volta de São Paulo no mesmo dia
Foto: Rodrigo Rossi

A partir do dia 05 de agosto, a Gol, uma das empresas que atual no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, operará voos extras na cidade, com atendimento a uma antiga e necessária demanda da comunidade: viajar a São Paulo e retornar a Caxias do Sul no mesmo dia.

Nos últimos dias, a administração aeroportuária aprovou a ampliação da malha aérea da companhia, que passa a oferecer mais duas opções de voos.

A primeira operação pousa em Caxias do Sul as 13h30 e decola as 14h10. O segundo voo decola às 6h30 e retorna ao município às 20h55. Ambos os voos têm como destino o Aeroporto de Congonhas.

Medidas acautelatórias

Nesta semana, a prefeitura de Caxias do Sul, que é gestora do aeroporto, recebeu a informação de que as medidas acautelatórias sancionadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no terminal foram suspensas. Isso significa que a agência reguladora entendeu que o Aeroporto Hugo Cantergiani já dispõe de elementos que permitam à administração aeroportuária garantir mais segurança às operações aéreas.

Nas últimas semanas, a Administração encaminhou série de medidas visando melhorias no equipamento, dentre as quais a contratação de empresa especializada em áreas técnicas aeroportuárias (Orion Aeroportos), bem como a ampliação do número de servidores para o desempenho de suas funções no terminal.

As medidas acautelatórias haviam sido aplicadas ao terminal no final do ano passado, e limitavam o aumento de frequências semanais de operações. Aliada à suspensão dos vetos, há expectativa de que o procedimento de pouso RNP AR 15 esteja homologado até a primeira quinzena de junho. Também há outras melhorias previstas para os próximos dias, como a ampliação e remodelação das salas de embarque e desembarque, aquisição de novos equipamentos de Raio-X e de esteiras de bagagem e a instalação do PAPI (Precision Approach Path Indicator), um dos sistemas de apoio aos pilotos para pousos em condições meteorológicas adversas. Desta forma, gera-se expectativas de ampliação das operações no aeroporto.

Atualmente, as companhias aéreas que operam regularmente no Aeroporto Hugo Cantergiani são a Azul, a Gol, a Latam e a Voepass. Nas últimas semanas, a administração do terminal trabalhou para atender às solicitações de mudanças específicas nos procedimentos internos do Hugo Cantergiani.