As propostas de quem quer governar Bento Gonçalves

A poucos dias da eleição que vai definir quem será o prefeito de Bento Gonçalves pelos próximos quatro anos, os cinco candidatos ao cargo já tiveram várias oportunidades de apresentar propostas e discutir soluções para os principais problemas da cidade. E o SERRANOSSA apresenta nesta edição o que foi proposto por Adroaldo Dal Mass (DEM), Elmar Cainelli (PSC), Guilherme Pasin (PP), Juarez Piva (PDT) e Roberto Lunelli (PT) com relação a cinco áreas de grande importância para o município: saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e desenvolvimento. A reportagem analisou os programas de governo registrados pelos candidatos junto à Justiça Eleitoral e materiais de campanha, além de tê-los entrevistado em diversos momentos e acompanhado eventos, reuniões e debates. O que você lê nesta reportagem é a compilação de algumas das propostas defendidas com mais frequência pelos cinco candidatos a prefeito desde o início das campanhas.

Para muitos assuntos, as opiniões de todos os candidatos são as mesmas. Os cinco postulantes têm declarado ser contra a emancipação de Pinto Bandeira, por exemplo, e é promessa de todos eles também as oportunidades de capacitação para servidores municipais. Há, porém, visões distintas para políticas fundamentais e de impacto importante na vida dos cidadãos bento-gonçalvenses. No quadro ao lado, você conhece mais sobre o que pensam os candidatos a prefeito para a administração e o futuro da cidade.

Saúde

Adroaldo Dal Mass – O candidato tem falado durante a campanha que quer humanizar o atendimento à população, reduzindo tempos de espera em emergências, consultas e procedimentos. Também pretende ampliar o horário de funcionamento nos postos de saúde e fazer melhorias. Promete aumentar o número de médicos na cidade.

Elmar Cainelli – O candidato quer ver melhorias no atendimento, aumentar o número de médicos em postos de saúde e garantir a presença de um clínico geral em cada unidade todos os dias. Cainelli também tem falado em construir um hospital, afirmando que o Hospital do Trabalhador é, na verdade, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Guilherme Pasin – Quer implantar hospital no bairro Botafogo e pronto-atendimento 24 horas na região do São Roque, ampliar horários em postos e criar o pronto-atendimento odontológico 24 horas e central de agendamentos telefônicos. Também pretende contratar médicos com dedicação exclusiva e manter convênios com a rede privada.

Juarez Piva – Propõe a criação de um plano de cargos e salários, fortalecimento do atendimento na área da drogadição, contratação de serviços de laboratório, exames e cirurgias para atender à população, valorização financeira de profissionais, instituição de Programa de Saúde da Família e implantação de banco público de coleta de células-tronco.

Roberto Lunelli – Lunelli tem falado que irá concluir todas as etapas do “Hospital do Trabalhador”. Também promete valorizar profissionais e instituir plano de cargos e salários, ampliar o Programa de Saúde da Família, construir postos de saúde e ampliar o atendimento na região de São Roque. Também pretende  diminuir os índices de mortalidade infantil e drogadição.

Educação

Adroaldo Dal Mass – Dal Mass promete qualificar a política de ensino, com a implantação de método do Instituto Ayrton Senna e avaliação de professores e funcionários. Quer oferecer cursos de capacitação para servidores, que resultem em benefícios salariais. Além disso, pretende ampliar o número de vagas nas creches e criar “formas de inserção aluno-escola-família”.

Elmar Cainelli – Cainelli promete pagar o piso nacional para professores municipais e oferecer oportunidades de qualificação profissional. Além disso, tem defendido na campanha a construção de “creches verticais”, na forma de edifícios, como alternativa para atender a um número maior de crianças. Também propõe a criação de creches nas áreas rurais.

Guilherme Pasin – Pasin propõe a implementação do turno integral em escolas e creches e a melhoria das condições de transporte dos alunos. Também quer modernizar as escolas, ampliar o número de creches e auxiliar no transporte de estudantes universitários. Promete garantir o piso salarial do magistério e oferecer cursos de especialização para professores e servidores.

Juarez Piva – Piva quer viabilizar escolas de turno integral, fazer parcerias com entidades para oferta de cursos, implantar programa de intercâmbio escolar e o projeto Agente da Educação, incentivar o transporte universitário, construir novas creches e dar mais autonomia às escolas. Também propõe programas de valorização do magistério e “Bolsa Creche”, entre outros.

Roberto Lunelli – Promete aumentar o número de vagas disponíveis nas creches e inaugurar novas escolas. A meta será manter os índices de educação e desempenho dos alunos. O candidato também pretende continuar com a articulação para que a futura unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) na Serra seja instalada em Bento.

Segurança

Adroaldo Dal Mass – Promete criar uma Guarda Municipal nos moldes da existente em Diadema (SP), militarizada e hierarquizada. Também quer promover a integração dos agentes públicos de segurança e implantar sistema de vigilância municipal. Promete restabelecer os repasses à Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública de Bento Gonçalves.

Elmar Cainelli – O candidato tem prometido mais postos de segurança nos bairros da cidade e aumento no monitoramento por meio de câmeras. Fala ainda na utilização de policiais civis e militares que estejam de folga como alternativa para reforçar a segurança no município. Segundo o candidato, o modelo já foi implementado em diversas cidades brasileiras.

Guilherme Pasin – Pasin garante que implementará a Guarda Municipal. Também promete trabalhar para o aumento de efetivo da Brigada Militar e a instalação de postos de polícia nos bairros e distritos, além do auxílio-moradia aos policiais. Pasin quer criar o Departamento de Segurança e Ação Urbana, ampliar o videomonitoramento e viabilizar a construção do presídio.

Juarez Piva – O candidato tem dito que vai criar a secretaria municipal de Segurança Pública. Também quer elaborar um plano municipal de segurança, a implantação de programas para a prevenção da criminalidade e difusão da cultura da paz e a modernização do sistema de videomonitoramento. Piva afirma também que vai apoiar entidades e forças de segurança.

Roberto Lunelli – Uma das propostas é aumentar o número de câmeras de monitoramento para 200. Também pretende investir em parcerias com a Secretaria Estadual de Segurança Pública. O candidato promete colocar em funcionamento a Guarda Municipal e manter repasses de recursos ao Conselho Municipal de Segurança Comunitária (Consecom).

Mobilidade

Adroaldo Dal Mass – Dal Mass fala sobre um sistema viário “eficiente e eficaz”. Pretende interligar bairros com a construção de novas ruas. Em eventos, tem citado a pavimentação de vias como alternativas para que motoristas possam circular entre bairros sem passar pelo centro da cidade. O candidato também quer garantir a acessibilidade a portadores de necessidades especiais.

Elmar Cainelli – Ele pretende modificar a organização das linhas de ônibus na cidade. Com a eventual mudança da localização da rodoviária, o espaço atual seria utilizado como um terminal para as linhas municipais, desafogando o centro. Outra proposta é a garantia de ônibus de melhor qualidade, para fazer com que a população prefira o transporte público.

Guilherme Pasin – O candidato tem falado na construção de novas ruas, perimetrais, túneis e viadutos. Também cita a criação ciclovias e corredores de ônibus, com reestudo de linhas e “tarifas justas”. Quer incentivar a construção de edifícios-garagem, utilizar a via férrea para o transporte de passageiros e melhorar o controle de horários da coleta de lixo e abastecimento do comércio.

Juarez Piva – Piva propõe a revisão do sistema de transporte público, estudos de mobilidade urbana, de implantação da perimetral e de transporte ferroviário na cidade, a criação de terminais e paradas inteligentes, a instalação de sistemas de informação de itinerários nas paradas, a construção de passarelas e o incentivo à construção de edifícios-garagem.

Roberto Lunelli – Lunelli propõe melhorias no transporte público coletivo, com a exigência da implantação da bilhetagem eletrônica em toda a frota, a interligação da passagem, garantia de acessibilidade e o desenvolvimento de rotas mais eficientes. Também pretende implementar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e pavimentar ruas em 36 bairros.

Desenvolvimento

Adroaldo Dal Mass – O candidato quer viabilizar o distrito industrial e o polo tecnológico. Dal Mass também tem falado em remodelar o Plano Diretor do município como forma de organizar a cidade e incentivar a instalação e a manutenção de empresas. Sobre a Fundaparque, o candidato defende o diálogo com todos os setores para definir o futuro do espaço.

Elmar Cainelli – Cainelli tem dito em eventos que quer implementar o Porto Seco, como forma de beneficiar a indústria e também conferir melhorias ao trânsito. O candidato também fala sobre a construção de estruturas para a instalação de microempresas. Para a Fundaparque, a proposta é que o espaço seja utilizado apenas para feiras e eventos, além do lazer da população.

Guilherme Pasin – A viabilização do loteamento industrial e de condomínios para micro e pequenas empresas está entre as propostas de Pasin. O candidato também quer implantar o polo tecnológico, atrair novos empreendimentos, apoiar feiras e eventos, agilizar o trâmite de licenças para novas instalações e melhorar a infraestrutura logística do município.

Juarez Piva – Quer elaborar o Banco de Dados de Bento Gonçalves, criar com universidades um programa de qualificação técnica para demandas locais, viabilizar novas áreas para parques industriais, desenvolver incubadoras, viabilizar o Porto Seco, estimular a melhoria do Parque de Eventos e criar Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, entre outras propostas.

Roberto Lunelli – No material de campanha, está relacionado o apoio ao desenvolvimento econômico por meio de leis de incentivo. Lunelli também promete um distrito industrial com incubadora tecnológica e tem dito que já há em vista uma área de terra com condições para abrigá-lo. O candidato também quer investir em turismo e ampliar programas de atenção ao interior.

Reportagem: Eduardo Kopp

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA