Balsa de Santa Bárbara: retorno incerto
A balsa que liga Santa Tereza a Santa Bárbara, em São Valentim do Sul, ainda não tem previsão de retorno após ter sido arrastada pela Rio Taquari no dia 2 de maio. A embarcação, operada pela empresa Lacel, era utilizada como alternativa à ponte de Santa Bárbara na ERS-431, que foi derrubada pela enxurrada de setembro de 2023.
Segundo o secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella, a empresa Lacel Estaleiros, responsável pela balsa, alegou não ter condições de disponibilizar uma nova balsa de 400 metros no momento. Uma rescisão de contrato exigiria uma nova licitação, e isto levaria muito tempo. Ao mesmo tempo, outras empresas demonstram receio em operar na região devido ao alto risco, especialmente após o afundamento da balsa anterior.
Solução paliativa em estudo
Uma das possibilidades é a implementação de uma balsa provisória menor, que permitiria a travessia com um número reduzido de veículos. Aos poucos, a Lacel traria outras partes da balsa para soldar no local e aumentar, provavelmente, de 200 para 400 metros. A previsão inicial é de que essa solução esteja disponível em 30 a 60 dias, mas ainda não há confirmação oficial.
Ponte de Santa Bárbara
Quase oito meses após a ponte de Santa Bárbara ter sido levada pelo Rio Taquari, a construção de uma nova ponte ainda não tem data definida. O Estado está conduzindo a licitação para o projeto, com um novo edital lançado em 3 de maio. O regime de contratação integrada prevê um custo inicial estimado em R$ 31,3 milhões.