• Vinícola Garibaldi

Banco de Leite AMA Tacchini ajudou 500 bebês em 2023

  • Vinícola Garibaldi

O número é um pouco maior do que o registrado em 2022, quando foram alimentadas 493 crianças

Foto: Hospital Tacchini

O Banco de Leite Humano Ama Tacchini completou, em 2023, a marca histórica de 500 bebês atendidos. O número é um pouco maior do que o registrado em 2022, quando foram alimentadas 493 crianças internadas na UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Tacchini.

Durante o último ciclo, 944 mães realizaram suas doações. Juntas, elas somaram 9.646 contribuições durante o ano, que geraram 491 litros de leite pasteurizado.

“Estamos muito felizes com os impactos positivos que o banco de leite tem gerado para os bebês das UTIs Neonatal e Pediátrica. O leite materno é o melhor alimento para os recém-nascidos e poder proporcionar isso a quem mais precisa é um motivo de muito orgulho para todos. Nós, os bebês e suas famílias somos muito gratos às doadoras”, descreve a responsável técnica do Banco de Leite Ama Tacchini, Fernanda Dalle Laste.

Quem pode doar

Toda mulher em período de amamentação é uma potencial doadora de leite. As mamães podem fazer sua doação comparecendo ao Banco de Leite, que funciona todos os dias, das 8h às 18h, ou viabilizando a coleta à domicílio. A coleta à domicílio é feita a partir da parceria com o Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, que se responsabiliza pelo recolhimento e transporte do leite até o hospital.

Doações de toda Serra Gaúcha

O Ama Tacchini é o único banco de leite de toda a serra gaúcha. Por isso, o Hospital Tacchini viabiliza por conta própria a coleta de leite materno à domicílio em 5 outros municípios da região: Flores da Cunha, Caxias do Sul, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha.