Bento Gonçalves registrou 104 grandes deslizamentos provocados pelas fortes chuvas

Será criado o Núcleo de Riscos Geológicos de Bento Gonçalves (NRGBG) para detalhamento das áreas específicas com escala local, a fim de determinar com exatidão suscetibilidades e riscos associados aos deslizamentos

Bento Gonçalves registrou 104 grandes deslizamentos provocados pelas fortes chuvas
Foto: Defesa Civil São João Batista/ SC/Divulgação 

Neste sábado, 11/05, foi realizada uma reunião de alinhamento das próximas ações após os eventos climáticos em Bento Gonçalves.

Até o momento, foram resgatadas 1.032 pessoas em localidades como Linha Alcântara, Faria Lemos, Imaculada Conceição, Linha Fraternidade, Linha Buratti, entre outras. Agora, as equipes seguem nas buscas por desaparecidos – 5 no total -, além da abertura dos acessos às comunidades.

Também é realizada a etapa de delimitação das áreas de risco geológico. Foi constatado que a grande maioria dos pontos de ruptura dos deslizamentos de solo ocorreram entre as altitudes 500 a 400 metros.

Cerca de 104 grandes pontos de deslizamentos, sem contar os menores, foram notificados.

O trabalho foi realizado, inicialmente, pelos geólogos Felipe Cristofoli, Lucas Rafael Norenberg e Tadeu de Paula, e pelos engenheiros geotécnicos Felipe Gobbi e Anderson Fonini. A equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) também acompanha os trabalhos.

Será criado o Núcleo de Riscos Geológicos de Bento Gonçalves (NRGBG) para detalhamento das áreas específicas com escala local, a fim de determinar com exatidão suscetibilidades e riscos associados aos deslizamentos.

Neste domingo, 12/05, profissionais de Minas Gerais também chegam ao município para auxiliar a operação.

“Entramos em uma nova etapa da operação que é análise das áreas de risco e verificação para abertura dos acessos e isso precisa ser permanente para que possamos elencar ações de curto a longo prazo e de prevenção”, destaca o prefeito Diogo Siqueira (PSDB).

Você pode gostar também