Bloqueio da BR-470 na Serra das Antas começa nesta segunda à noite
A BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, na Serra das Antas, ficará interditada das 23h às 6h para obras — ainda sem prazo de conclusão

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que a BR-470 será totalmente bloqueada na Serra das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, durante a noite. A interdição começa nesta segunda-feira (24) e será necessária para a execução de obras que exigem o uso de toda a largura da pista.
Horários e trechos afetados
A rodovia será fechada das 23h às 6h, entre o km 185 (Belvedere do Espigão, em Veranópolis) e o km 202 (Vinícola Canielli, em Bento Gonçalves). Não há previsão para a conclusão das obras.
Obras na BR-470
A BR-470 estava completamente liberada desde 20 de dezembro de 2024, mas algumas intervenções exigem equipamentos específicos para a perfuração de rochas em grandes alturas, tornando o bloqueio necessário.
Atualmente, a rodovia possui 100 pontos sensíveis que precisam de reparos, sendo 95 entre Bento Gonçalves e Veranópolis. Mais de 60 pontos estão em obras, enquanto os demais passam por sondagens, estudos e projetos. O investimento total ultrapassa R$ 500 milhões.
Rotas alternativas
Motoristas de veículos leves e médios podem utilizar desvios:
- Sentido Bento Gonçalves → Veranópolis: desvio por Cotiporã, acessando Faria Lemos no km 208 da BR-470, ou antes, via Eulália Baixa, Vale Aurora e Ponte de Cotiporã.
- Sentido Veranópolis → Bento Gonçalves: desvio por Cotiporã, acessando pelo km 173 da BR-470, na entrada para Lajeado Bonito.