Ceran diz que vazão do Rio das Antas é grande, mas barragens estão seguras

A empresa destaca que elas estão em estado operacional e não apresentam qualquer dano ou riscos estruturais neste momento

Registro do dia 25 de setembro da UHE 14 de Julho, em Cotiporã. Foto: Acervo SERRANOSSA

A Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) emitiu comunicado na tarde deste sábado, 18/11, atualizando a população sobre a situação atual das barragens UHE 14 de Julho, UHE Monte Claro e UHE Castro Alves, administradas pela empresa.

“A Ceran informa que neste sábado, 18 de novembro, o Rio das Antas está apresentando vazões similares à de 04 de setembro, podendo superá-las. Com o compromisso de zelar pela segurança da população, a Ceran está monitorando e agindo de forma preventiva, junto às Defesas Civis dos municípios e de acordo com a Lei de Segurança de Barragens”, diz o comunicado.

A empresa destaca que elas estão em estado operacional e não apresentam qualquer dano ou riscos estruturais neste momento. “Portanto, a condição das barragens está totalmente segura, sem qualquer risco de rompimento.”

É reforçado a importância da comunidade de informar por canais oficiais, como as redes sociais da empresa, das prefeituras e da imprensa local, “evitando a propagação de notícias que não condizem com a realidade”, finaliza.