• Vinícola Garibaldi

Ceran realiza testes de sirenes das usinas entre os dias 25 e 29 de abril

  • Posto Ravanello
  • Vinícola Garibaldi

A Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) realiza, entre os dias 25 e 29 de abril, testes com o sistema de sirenes instalados nas Usinas Hidrelétricas de Monte Claro e 14 de julho. As sirenes serão testadas para avaliar a eficácia do sistema. A companhia ressalta que os moradores, que habitam o trecho a jusante das barragens, deverão ouvir os alarmes neste período, mas sem a necessidade de evacuação de suas casas.

O sistema de sirenes faz parte do protocolo da Zona de Autossalvamento (ZAS) da usina. O espaço é localizado na região abaixo da barragem, com distância menor que 10 quilômetros e/ou tempo de chegada da água menor que 30 minutos, em caso de rompimento da barragem.

Segundo a Ceran, o Sistema de Alerta será acionado somente se houver risco de rompimento da barragem. Em caso de cheias, a Usina adota outras medidas, como entrar em contato com as Defesas Civis do Estado e dos municípios abaixo da barragem.

O teste atende às exigências estabelecidas pela Política Nacional de Segurança de Barragens, regida pela lei n° 12.334, cujo objetivo é garantir a observância de padrões de segurança de barragens.

As usinas abrangem os municípios de Nova Roma do Sul, Nova Pádua, Flores da Cunha, Farroupilha, Pinto Bandeira, Bento Gonçalves, Veranópolis e Cotiporã.