Chuva causa transtornos em Bento Gonçalves
Um dos principais pontos mais afetados foi o túnel que dá acesso ao bairro São João, na Zona Norte da cidade; a prefeitura e empresa responsável pela obra avaliam o que pode ter causado o problema de alagamento do local
A rápida mas forte chuva que caiu na tarde/noite de terça-feira, 14/02, em Bento Gonçalves, causou problemas em alguns bairros do município. Um deles já é um velho conhecido dos cidadãos: o túnel que dá acesso ao bairro São João, localizado na BR-470. Com a chuva intensa, o escoamento do túnel não deu conta e uma grande poça d’água se formou no local, obrigando moradores do São João a escolherem uma rota alternativa ou se arriscar atravessando o local.
Está não foi a primeira vez que o túnel sofreu com alagamentos. No dia 02 de dezembro de 2022, quando Bento foi atingida por uma chuva intensa, que causou deslizamentos em diversos pontos da cidade, um novo alagamento foi registrado no local. O túnel ainda não foi inaugurado oficialmente pela prefeitura municipal. O valor total da obra gira em torno dos R$ 14 milhões.
A reportagem questionou a prefeitura municipal sobre o que causa o alagamento e quais medidas estão sendo tomadas para evitar casos futuros. Via Assessoria de Comunicação (Ascom) o Executivo afirmou que “as equipes do IPURB [Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano] estão avaliando com os técnicos e com a empresa responsável pela obra o ocorrido”, afirmou. A Ascom também informou que quando os resultados estiverem prontos, eles serão disponibilizados.
Pontos de alagamento também foram registrados no bairro Santa Helena. O bairro Borgo chegou a ficar sem energia.
Queda de árvore
Por volta das 19h de terça, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Bento Gonçalves atendeu uma ocorrência de queda de árvore sobre uma casa na rua Ângelo Marcon, no bairro São Roque. A equipe realizou o corte da árvore, que, devido a chuva e vento fortes, caiu e causou danos no telhado e na grade da sacada da residência. Ninguém ficou ferido.