Chuva, raios e vento forte atingem o RS; Bento registrou ventos de 90 km/h

Algumas árvores caíram em bairros como São Roque, Cidade Alta e Borgo

Foto: Redes sociais

Chuva forte e temporais isolados atingiram o Rio Grande do Sul neste domingo, 14/01, no começo de uma semana que será marcada por um episódio de intensa instabilidade com chuva volumosa e tempestades. A chuva alcançou a maioria das regiões do Estado, embora, como previsto, não tenha chovido em todas as cidades.

O tempo começou a se instabilizar ainda no final da manhã na fronteira com o Uruguai. No decorrer da tarde, as áreas de instabilidade cresceram e avançaram do Oeste e do Sul do estado para as demais regiões do território gaúcho.

Ao avançarem pelo estado, a instabilidade encontrou ar muito quente em sua dianteira, o que formou nuvens muito carregadas sobre o Rio Grande do Sul, o que levou à chuva forte e temporais isolados em diversas localidades.

Temporais com vento forte afetaram também outras regiões do estado. Estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia registraram rajadas de vento de 105 km/h em Soledade, 90 km/h em Bento Gonçalves e 88 km/h em São Luiz Gonzaga.

Na Serra, os temporais causaram estragos e transtornos. Parte da cidade de Garibaldi está sem luz, assim como algumas localidade de Bento Gonçalves. Algumas árvores caíram em bairros como São Roque, Cidade Alta e Borgo. Em Garibaldi, uma árvore caiu sobre um carro estacionado, deixando dois feridos. Várias árvores caíram com a força do vento na BR-470, trecho da Serra das Antas. Houve queda de árvores ainda na ERS-122, entre Caxias do Sul e Farroupilha.

O tempo segue instável nesta segunda-feira, 15/01, no Rio Grande do Sul, embora a instabilidade não atinja todo o estado. Espera-se tempo mais instável na Metade Norte, onde chove já entre a madrugada e de manhã em diversos pontos.

No decorrer do dia, porém, o sol vai aparecer com nuvens em muitas cidades, especialmente do Oeste e do Sul. Aquece menos que ontem, mas o ar quente e úmido forma novas áreas de instabilidade da tarde para a noite com chuva localizada em diferentes pontos. O risco de chuva forte localizada e de temporais isolados persiste hoje no Rio Grande do Sul, mas em poucos lugares.

Esta foi a primeira rodada de temporais da semana. Haverá instabilidade novamente nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul de forma isolada, mas o que mais preocupa é o período da terça e da quarta, quando área de baixa pressão vai trazer chuva localmente intensa e muitos temporais com risco elevado de vento forte, tal como já alertado pela MetSul Meteorologia.

Fonte: MetSul