Ciclone se forma na costa do RS e deve piorar cheia do Guaíba
Vento Sul forte deve represar o Guaíba já muito alto
Um centro de baixa pressão foi responsável por intensificar a instabilidade no Rio Grande do Sul, com chuva excessiva em parte do estado e temporais com muitos raios e queda de granizo nesta terça-feira, 26 de setembro. Esta área de baixa pressão agora dará origem a um ciclone extratropical na costa do Sul do Brasil na quarta-feira, 27 de setembro.
Conforme a MetSul Meteorologia, no Litoral Norte gaúcho, ante a maior proximidade do centro do sistema, o vento pode ser mais intenso em alguns pontos.
Em Porto Alegre, o vento Sul que soprará por vezes forte no decorrer do dia vai elevar o Guaíba por efeito de represamento e não se afasta que a elevação seja acentuada. Com o nível já muito alto, e que atingia 2,78 metros hoje no final desta terça, a terceira maior cota desde 1941 e que superava o pico da cheia visto na segunda, cresce muito o risco de agravamento das enchentes em Porto Alegre nas ilhas e com alagamentos em pontos da parte não insular da cidade.
Na maior parte do estado, o tempo melhora e o sol aparece com nuvens no decorrer desta quarta-feira, com o ingresso de ar mais seco e frio de alta pressão atmosférica. O tempo estará mais aberto da tarde para a noite e no final do dia praticamente todo o estado estará com tempo firme.