• Vinícola Garibaldi

Como votaram os eleitores de Bento Gonçalves no segundo turno das eleições

  • Posto Ravanello
  • Vinícola Garibaldi

Na Capital do Vinho, Jair Bolsonaro (PL) ficou em primeiro, assim como Onyx Lorenzoni (PL) na disputa para governador

Foto Júlia Milani

No último domingo, 30/10, assim como o restante do Brasil, os eleitores de Bento Gonçalves também foram às urnas para ajudar a definir o futuro do país, além de eleger um novo governador do Rio Grande do Sul. Contudo, os resultados em Bento Gonçalves se demonstraram diferentes daqueles expressados na votação final da eleição presidencial e estadual. Na Capital do Vinho, Jair Bolsonaro (PL) ficou em primeiro, assim como Onyx Lorenzoni (PL) na disputa para governador.

Com mais de 91 mil eleitores aptos, Bento escolheu Bolsonaro como presidente com 75,8%, agregando 55.971 votos. Já o presidente eleito Lula (PT) recebeu 17.873 votos, somando 24,2%. Ao todo, 3,56% dos eleitores do município votaram branco ou nulo para presidente.

Mesmo Lula não tendo vencido na cidade, um grupo pequeno mas festejante de eleitores se concentraram no centro da cidade para comemorar a vitória do petista.

Foto SERRANOSSA

Disputa estadual

Na disputa pela governança do Rio Grande do Sul, o resultado em Bento Gonçalves também foi diferente do resultado final oficial. Por aqui, Onyx Lorenzoni saiu vitorioso com 46.294 votos, somando 64,05%. Já o governador reeleito Eduardo Leite (PSDB) recebeu 25.983 votos, tendo 35.95%. Os votos brancos e nulos para governador do RS somaram 5,61% do total no município.

Ao todo, 16,31% (14.926) dos eleitores aptos a votar no município não compareceram às urnas.