Corpo de Bombeiros realizou 685 resgates e salvamentos durante Verão 2022/2023

Dados foram apresentados na sexta-feira, 24/02, durante prestação de contas do veraneio, com a presença do governador Eduardo Leite

Foto: Brigada Militar/Divulgação

O governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza participaram, na sexta-feira, 24/02, de uma reunião de balanço das ações da Operação RS Verão Total 2022/2023.

No encontro de prestação de contas, realizado na praia do Cassino, em Rio Grande, os representantes das instituições apresentaram os resultados e números da atuação de suas pastas desde dezembro até fevereiro desde ano.

De acordo com o levantamento, o Corpo de Bombeiros Militar atuou com um efetivo de 1.492 servidores. Desde dezembro de 2022 até fevereiro deste ano, a instituição realizou mais de 250 mil ações preventivas e 685 resgastes e salvamentos. Desde o início da operação, apenas uma morte por afogamento ocorreu em área coberta pelos guarda-vidas. Nas áreas descobertas, foram 56 afogamentos em água doce e seis em água salgada.

A Brigada Militar teve um reforço no efetivo de 2.295 policiais nos litorais Norte e Sul e na Costa Doce. Além disso, a corporação realizou ações educativas e preventivas, como o policiamento cidadão, com distribuição de pulseiras de identificação nos pontos de atendimento.

A Polícia Civil atuou com um reforço de 948 servidores, entre delegados e agentes que se somaram aos 312 policiais do efetivo local. De acordo com os dados divulgados, a Polícia Civil atendeu mais de 20 mil ocorrências, encaminhou 1.247 medidas protetivas, cumpriu 137 mandados de prisão e 323 de busca e apreensão.

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) ofereceu seus três principais serviços nos litorais Norte e Sul: identificação civil e criminal, com seus postos de identificação; realização dos exames médico-legais de lesões clínicas; e dos exames periciais e papiloscópicos de natureza criminal, com o Posto de Criminalística. Foram realizados 6.925 atendimentos.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran RS) realizou mais de 50 blitzes no período de veraneio. Foram 7.116 veículos abordados que resultaram em 1.883 autuações com o recolhimento de 200 automóveis. Nas baladas seguras, foram 6.382 testes de bafômetro realizados, que geraram 183 autuações pelo teste e 734 autuações por recusa ao teste. Além disso, 918 CNHs foram recolhidas no período.