Corrida à Câmara: 33,53% são mulheres

As mulheres representam 33,53% dos candidatos a vereador de Bento Gonçalves nas eleições de outubro, segundo dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em respeito à legislação, todas as coligações que disputam vagas no Legislativo superaram o limite mínimo de 30% de candidaturas para cada sexo o que, na prática, garante maior participação feminina na disputa por vagas na Câmara de Vereadores. Das 167 candidaturas deste ano, há 111 homens (66,46%) e 56 mulheres (33,53%).

A maior proporção de candidaturas femininas é a da coligação “Juntos por Bento (PR/DEM/PMN/PSDB)”: 43,75% dos nomes propostos pelos partidos são de pessoas do sexo feminino. São sete mulheres e mais nove homens no grupo. A seguir, vem a coligação “Compromisso com a Cidadania (PTB/PCdoB/PSD/PSB)”, com a proporção de 35%. Depois, aparece a “Nossa Cidade, Nosso Compromisso (PRB/PPS/PV)”, com 33,33%.

Lei

Segundo a legislação eleitoral, os partidos/coligações devem preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% do total de suas candidaturas para cada sexo.

Reportagem: Eduardo Kopp

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA