Distanciamento controlado: todas as regiões com bandeira vermelha apresentaram recursos

O governo do Estado recebeu, até às 6h do domingo, 05/07, 37 pedidos de reconsideração nos dados utilizados na nona rodada do Distanciamento Controlado. Nesta rodada, municípios ou associações regionais de todas as regiões em bandeira vermelha entraram com recurso.

São 307 municípios em bandeira vermelha, dos quais 177 podem adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio. Isso porque se adequam à chamada “Regra 0-0”, ou seja, não tiveram registro de hospitalização e óbito por COVID-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento.

Nesta segunda-feira, 06/07, os pedidos serão avaliados e, à tarde, o governador Eduardo Leite fará o anúncio do mapa final, com as bandeiras que passarão a valer a partir de terça-feira, 07/07.

Na região da Serra Gaúcha, além da revisão dos dados, os prefeitos solicitaram a modificação do próprio modelo de distanciamento controlado. De acordo com a Amesne, o objetivo é que seja calculada uma média da semana em relação aos dados de novas internações, e não que seja levado em consideração o resultado dos dias anteriores à avaliação. 

Imagem: SERRANOSSA