DNIT reinicia estudos sobre a continuação da BR-448, entre Sapucaia do Sul e Portão
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) por meio de sua Superintendência no Estado do RS, informa que foi assinado, no dia 28/06/2019 a ordem de reinício da Elaboração de Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental (EVTEA) para o prolongamento da BR-448/RS, a cargo do consórcio MAGNA/ENECON. A autarquia ressalta que o trecho compreende uma extensão de aproximadamente 19 quilômetros entre Sapucaia do Sul, na continuação da BR-448 (Rodovia do Parque) até a cidade de Portão (ERS-240). A execução dos estudos tem prazo para conclusão até o final do segundo semestre de 2019. O contrato tem valor aproximado de R$ 750 mil reais.
A estimativa é que, atualmente, cerca de 140 mil veículos trafeguem por dia na BR-116, na região da Scharlau, em São Leopoldo – desses, 40 mil utilizariam a extensão da BR-448 para acessar a região metropolitana, o que diminuiria significativamente o movimento no trecho.
Em março, durante reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, o deputado federal Lucas Redecker pediu a conclusão do Estudo para a extensão da BR-448 em 18,7 quilômetros. Em junho, a Câmara dos Deputados instalou a Frente Parlamentar em Defesa da Extensão da BR-448 – uma etapa necessária para dar continuidade à mobilização pela conclusão do estudo para posterior pedido de inclusão dos recursos para a obra no orçamento da União.