Em nota, empresa justifica redução de horários e atrasos de ônibus em Bento

Na semana passada o SERRANOSSA recebeu novas reclamações acerca do descaso das empresas de transporte público com a comunidade local

Foto: Raquel Konrad/Arquivo SERRANOSSA

Após receber novas reclamações de leitores na semana passada, o SERRANOSSA entrou em contato com a empresa Bento para entender os motivos por trás dos atrasos e das reduções de horários de ônibus no município. Conforme a companhia, em períodos de “feriadão”, alguns horários acabam suspensos pela menor quantidade de usuários.  Além disso, o cronograma da empresa ainda não retornou a sua normalidade, por conta da pandemia.

Em nota enviada ao jornal, a Bento afirma que a maioria dos horários ofertados de segunda à sexta-feira antes da pandemia retornaram apenas em 75%; aos sábados, somente 65% e, aos domingos, 43%, “pois ainda a demanda é pouca para que volte a sua normalidade”. A empresa argumenta que voltar à totalidade da oferta de horários sem passageiros não é viável economicamente. “Tendo aumento do diesel toda a semana, não temos aumento de tarifa para que se acompanhe a realidade. Diversas linhas deficitárias já em 2019, não temos como manter no momento”, afirma.

A empresa detalha, ainda, que os horários que não teria retornado à normalidade seriam aqueles do meio da manhã e do meio da tarde, que já vinham apresentado déficits de passageiros antes da pandemia. “No que se refere aos horários de maior fluxo de usuários, esses sim já retornaram”, ressalta na nota.

Sobre os atrasos nos horários existentes, a empresa Bento afirma ser decorrência das obras que estão sendo realizadas na cidade. “Grande fluxo de carros, obras dentro e fora da cidade, com horários inadequados para tais, bloqueio de vias sem conhecimento da empresa – trabalhamos com ônibus e não com carros pequenos que facilmente conseguem desviar. A obra da BR-470 tem impactado a cidade como um todo, não há para onde fugir ou desviar… simplesmente temos que aguardar parado o tempo necessário”, justifica.

Ainda segundo a companhia, todas as informações sobre horários, atrasos, reclamações e sugestões podem ser buscadas e feitas pelo telefone da empresa (54) 3452.1955, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda à sexta-feira. Apesar disso, na última sexta-feira, 22/04, leitores afirmaram estarem tentando contato com a empresa há horas, mas a linha estava sempre ocupada. O SERRANOSSA também não conseguiu contato pelo número indicado.

“Outra forma que dispomos para podermos alcançar a grande maioria de usuários que utilizam o transporte com estas informações é através de cartazes previamente fixados dentro do interior do ônibus. Neste cartaz é especificado o horário e a data no qual sofrerá alteração. Cabe também ao usuário estar sempre atento aos avisos dentro dos ônibus”, complementa a empresa. “Estamos sempre atentos ao fluxo/demanda de passageiros, caso seja necessário ampliar ou adequar, a Empresa irá avaliar e conforme a viabilidade irá atender”, conclui, em nota.

As denúncias recebidas na semana passada diziam respeito às linhas da empresa Bento, mas o SERRANOSSA também já recebeu reclamações acerca da empresa Santo Antônio, principalmente em relação aos horários dos fins de semana e à lotação dos ônibus.

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