“Embrapa & Escola” permite contato de estudantes de Bento com ciência e tecnologia
Aproximadamente 500 alunos participam de mais uma edição do projeto, de 23 a 27 de outubro
Proporcionar a estudantes da rede de ensino de Bento Gonçalves enriquecerem seus conhecimentos é o objetivo do Programa Embrapa & Escola, que terá nova edição de 23 a 27 de outubro, após uma interrupção da atividade presencial de três anos devido à pandemia de COVID-19. No retorno do evento, cerca de 500 alunos do quinto ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares participarão de atividades das 13h30 às 16h, na sede da Embrapa Uva e Vinho. Acompanhados de guias, as crianças e adolescentes visitarão cinco estações e participarão de dinâmicas que oferecem o contato com a ciência e a tecnologia.
Na primeira estação os alunos conhecerão mais sobre os 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo é compartilhar o trabalho desenvolvido pela Embrapa desde 1973, e os resultados que transformaram a agropecuária brasileira. Entre os conteúdos apresentados estão o que faz uma empresa de pesquisa e a evolução da agricultura, antes e depois da Embrapa, bem como a atuação da Embrapa Uva e Vinho.
Na segunda estação, os visitantes irão aprender sobre os solos: quais elementos podem formá-los e os diferentes tipos encontrados no Brasil, além de uma importante contribuição da pesquisa à ciência do solo: as plantas de cobertura, que protegem e enriquecem os solos.
A terceira e quarta estações contam com a participação de parceiros. O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) irá estar presente no Laboratório de Análise Sensorial, onde os estudantes conhecerão as principais diferenças entre suco integral, néctar e refresco de uva, além de entender a importância do suco de uva para a saúde. E o melhor: tudo através da degustação de produtos.
A quarta estação será sobre Educação Financeira e será conduzida pela Sicredi Serrana/Agência Agro – Bento Gonçalves. Nela os alunos serão orientados sobre a importância de poupar e de planejar o uso do dinheiro para a realização dos seus sonhos.
A quinta e última estação será o lanche, para que as crianças e adolescentes recobrem as energias com produtos oriundos da agricultura familiar: sanduíche e alfajor; também receberão sucos oferecidos pela Tecnovin e maçãs ofertadas pela Associação Brasileira dos Produtores de Maçã.
Para o chefe de Transferência e Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Rodrigo Monteiro, o Programa Embrapa & Escola é uma das principais ações direcionadas para a comunidade. “Há mais de vinte anos realizamos o Programa e o resultado é muito compensador. As crianças são ávidas por conhecimento, e isso é a base da ciência e pesquisa. Temos a certeza de que ao visitar a Embrapa eles têm uma experiência que faz a diferença na sua vida pessoal e estudantil”, pontua.
Segundo Cristina Carniel, gerente de promoção para o mercado interno do Consevitis-RS a possibilidade de estar presente como parceira do projeto é motivo de orgulho para a entidade. “Além dos alunos conhecerem os benefícios do consumo do suco de uva integral, eles vivenciam a experiência da análise sensorial com a degustação de sucos no laboratório. Iniciativas como essa agregam muito no aprendizado e despertam a curiosidade das crianças, pela vivência diferenciada da rotina do dia a dia”, comenta.
O evento acontece com escolas inscritas previamente. O Programa Embrapa & Escola é um programa institucional realizado nas diferentes unidades da Empresa de Pesquisa em todo o Brasil. Em 2023, apoiam o Programa na Embrapa Uva e Vinho o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), a Sicredi Serrana/Agência Agro – Bento Gonçalves, a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM) e a Tecnovin do Brasil.