• Vinícola Garibaldi

Feira Abrace o Produtor Rural tem bom público e leva alívio aos comerciantes

  • Vinícola Garibaldi

De acordo com o Executivo, o evento reforça o auxílio aos produtores, fomentando as agroindústrias e produtores rurais das localidades de Tuiuty e Faria Lemos

Feira Abrace o Produtor Rural tem bom público e leva alívio aos comerciantes
Foto: Prefeitura Bento

Foi realizada no último sábado, 08/06, mais uma edição da Feira Abrace o Produtor Rural. O evento reuniu agricultores dos distritos de Faria Lemos e Tuiuty, algumas das áreas mais atingidas pelas fortes chuvas de maio, para comercializarem a ampla variedade de seus produtos junto à comunidade.

Pães, bolos, biscoitos, doces, vinho, frutas, suco de uva e outros itens foram alguns dos produtos vendidos por 19 empreendimentos participantes. A realização do evento é da prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura. 

De acordo com o Executivo, o evento reforça o auxílio aos produtores, fomentando as agroindústrias e produtores rurais dessas localidades. Centenas de pessoas participaram da ação durante o dia. 

O secretário Mauro Villa destacou que a organização da nova edição trouxe felicidade. “Foi mais uma edição de sucesso e um auxílio para os produtores neste momento de dificuldade”, disse.

Olimar Salvadori, proprietário de uma tenda na Serra das Antas, na BR-470, afirma que a primeira edição a feira trouxe números ótimos. “A primeira edição da feira foi ótima, excelente, na verdade. Essa segunda também está sendo bem importante. O pessoal está vindo, o dia está maravilhoso. Estamos vendendo as nossas coisas para um público mais central, ajudando muito para manter os nossos negócios, pois ainda não estamos vendendo presencialmente na nossa tenda. Hoje viemos até com mais variedade de produtos, e essa feira em si significa um alento para continuarmos vendendo os produtos e pagar as nossas continhas, porque as contas continuam vindo”, afirmou.

A Serra das Antas foi uma das mais afetadas por desmoronamentos de terra. No dia 1º de maio, dezenas deles destruíram boa parte da estrutura da BR-470, que segue sendo recuperada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Há previsão de que ainda no mês de junho, veículos leves voltem a circular pela rodovia.

Diva Marcolin Flamia, moradora de Faria Lemos e proprietária de uma cantina, afirmou que as vendas foram boas, assim como na primeira edição da feira. “Pra nós ter a oportunidade de vir até aqui participar de tudo isso é muito importante, pois conseguimos continuar a vender o que produzimos com tanto carinho todo dia. Depois de tudo isso que aconteceu em maio, a nossa venda caiu em 90%”, destacou.

“Estamos ainda com o turismo voltando aos poucos, mas conseguimos movimentar as vendas com parceiros fora do Estado. A importância da feira é mostrar os nossos produtos e também para o pessoal da cidade conhecer o que a gente faz. Por enquanto vendemos bastante por redes sociais, site e parceiros fora do Estado”, explicou Anderson Buffon, sócio proprietário de uma vinícola familiar.