• Vinícola Garibaldi
  • Debianchi
  • Naturepet Pharma
  • Envase
  • Posto Ravanello

Festa da Uva deixa de usar termo “POLENTAÇO” e diz admirar Monte Belo

  • Ótica Debianchi Lente em Dobro
  • Naturepet Pharma
  • Vinícola Garibaldi
  • Envase

A tradicional festa de Caxias tinha 48 horas para retirar o termo de seus conteúdos, visto que é de propriedade do Centro de Tradições Italianas de Monte Belo

Fotos: Divulgação/Monte Belo do Sul e Reprodução/Internet – montagem: SERRANOSSA

Na segunda-feira, 26/02, Monte Belo do Sul, por meio do Centro de Tradições Italianas, notificou a Festa Nacional da Uva, de Caxias do Sul, pelo uso do termo “POLENTAÇO” em um dos eventos da programação. A tradicional festa de Caxias tinha 48 horas para retirar o termo de seus conteúdos, visto que é de propriedade do Centro – válida até julho de 2027, podendo ser estendida até 2028. Agora, a Festa da Uva se manifestou.

Por meio de nota oficial, assinada pelo presidente Fernando Bertotto, a Festa da Uva afirma que utilizou o termo “POLENTAÇO” em evento realizado no dia 24 de fevereiro, onde 700 kg de polenta foram produzidos e entregues ao público. Agora, ele não será mais utilizado.

“Está sendo retirada toda e qualquer menção ao ‘POLENTAÇO’ em redes sociais e site que estão sob o domínio da Festa Nacional da Uva. Ressalta-se que não houve, em nenhum momento, a intenção de uso indevido da palavra ‘POLENTAÇO’. Além disso, a Festa Nacional da Uva se manifesta por meio desta nota, e dará retorno oficial à notificação recebida”, escreve.

No site da programação, o termo não é mais utilizado:

Foto: Reprodução/Internet

Ainda na manifestação, é informado que a Festa da Uva buscou uma parceria da secretaria municipal de Turismo de Monte Belo do Sul para promover a iniciativa. “Não houve disponibilidade de acordo com a organização do ‘POLENTAÇO’ para efetivar a ação, nem mesmo a informação do registro da marca. Além da iniciativa em buscar a realização conjunta, a Festa Nacional da Uva agiu de boa-fé com o objetivo de exaltar um prato típico da colonização italiana”, pontua a nota.

Ao jornal Pioneiro, o secretário de Turismo de Monte Belo, Alvaro Manzoni, afirmou que a comunidade estava envolvida com a Festa de Abertura da Vindima e não teria como levar equipamentos para Caxias do Sul, como solicitado pela Festa da Uva.

Na notificação encaminhada por Monte Belo, é destacado que a utilização do termo ‘POLENTAÇO’ era “tendenciosa, parasitária e leva ao erro do consumidor”. O “POLENTAÇO” de Monte Belo ocorre desde 1996 e foi certificado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em 2007.

Por fim, a Festa Nacional da Uva, que ocorre até o dia 03 de março, afirma que “reitera o respeito e admiração ao ‘POLENTAÇO’ e ao Município de Monte Belo do Sul, reiterando a disposição para futuras parcerias”.

Leia a nota na íntegra

A Festa Nacional da Uva informa que utilizou a palavra Polentaço ao designar a iniciativa de produção de 700 Kg de polenta no último sábado (24 de fevereiro), não fazendo uso de qualquer logomarca relacionada ao “Polentaço”.

Todavia, está sendo retirada toda e qualquer menção ao Polentaço em redes sociais e site que estão sob o domínio da Festa Nacional da Uva. Ressalta-se que não houve, em nenhum momento, a intenção de uso indevido da palavra Polentaço.  Além disso, a Festa Nacional da Uva se manifesta por meio desta nota, e dará retorno oficial à notificação recebida.

Vale ressaltar que a Festa Nacional da Uva buscou a Secretaria Municipal de Turismo do município de Monte Belo do Sul para promover a iniciativa em parceria, no evento em Caxias do Sul, porém não houve disponibilidade de acordo com a organização do Polentaço para efetivar a ação, nem mesmo a informação do registro da marca. Além da iniciativa em buscar a realização conjunta, a Festa Nacional da Uva agiu de boa-fé com o objetivo de exaltar um prato típico da colonização italiana.

A Festa Nacional da Uva reitera o respeito e admiração ao “Polentaço” e ao Município de Monte Belo do Sul, reiterando a disposição para futuras parcerias.

Fernando Bertotto

Presidente da Comissão Comunitária da Festa da Nacional da Uva