• Vinícola Garibaldi

Monte Belo notifica Festa da Uva de Caxias após uso indevido da marca “polentaço”

  • Vinícola Garibaldi
  • Posto Ravanello

A notificação afirma que “o uso ilícito da marca POLENTAÇO é tendenciosa, parasitária e leva ao erro do consumidor”

O município de Monte Belo do Sul encaminhou uma notificação à Festa da Uva de Caxias do Sul, que será realizada até o dia 03 de março, sobre o uso indevido da marca “polentaço”.

A divulgação do polentaço de Monte Belo do Sul. Foto: Reprodução/Internet

De acordo com a notificação, encaminhada pela Barcellos – Marcas e Patentes, o Polentaço de Monte Belo do Sul faz parte da cultura da cidade, sendo criado e cultivado pelo Centro de Tradições Italianas.

“Em edições bianuais, paralelas à Festa da Agricultor, uma verdadeira festa valoriza a cultura da imigração com shows, concurso de esculturas feitas com polenta, exposições e tombo de polentas gigantes”, explica a notificação. Segundo o registro de marca, certificado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o Centro tem a propriedade do termo “Polentaço” até o dia 10 de julho de 2027.

No sábado, 24 de fevereiro, a Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul realizou o seu “polentaço”, sendo amplamente divulgado nas redes sociais e promoções da festa.

A divulgação do Polentaço da Festa da Uva. Foto: Reprodução/Internet

“Esta postura não será tolerada, pois os prejuízos advindos desta prática são extensos e danosos. Muito investimento foi feito para que a marca POLENTAÇO se tornasse um padrão de qualidade no segmento”, diz a notificação, que alega que a organização da Festa da Uva não solicitou permissão para o Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul. A notificação ainda afirma que “o uso ilícito da marca POLENTAÇO é tendenciosa, parasitária e leva ao erro do consumidor.”

O polentaço em Monte Belo do Sul e a divulgação do evento em Caxias do Sul. Fotos: Divulgação e reprodução/Internet

A Barcellos – Marcas e Patentes solicita aos organizadores da Festa da Uva, em nome do presidente Fernando Bertotto, as seguintes ordens:

  • Cesse imediatamente o uso da marca POLENTAÇO em qualquer meio de comunicação;
  • Remova de toda página de internet (web site, Facebook, webpage, etc.) qualquer menção ao uso não autorizado da marca POLENTAÇO;
  • Reporte quais medidas serão tomadas em um prazo de 48 horas.

A notificação foi registrada no dia 20 de fevereiro, mas veio a conhecimento do público nesta segunda, 26/02.

A assessoria de comunicação da Festa da Uva foi contatada e disse que seguirá utilizando o termo. “Até o momento, a Festa não foi notificada oficialmente sobre nada. Então, seguiremos utilizando o termo Polentaço”, afirma.