Festejos Farroupilhas têm início em Bento

Com o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, as atividades serão realizadas de 07 a 20 de setembro, com ações no Parque Municipal de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva, sede da ABCTG, na Casa das Artes, e com apresentações artísticas na Via Del Vino

Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves

Na manhã deste 7 de setembro, após a extinção da Chama Simbólica da Pátria, o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira recebeu a Chama Crioula, o símbolo que abre a programação dos Festejos Farroupilhas 2022 em Bento Gonçalves. A centelha foi conduzida pelos cavalarianos, após o desfile dos CTGs.

A Chama Crioula também foi recebida pelo Coordenador da 11ª Região Tradicionalista, Luis Carlos Rigon, pelo presidente da Associação bento-gonçalvense de Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG), Adiles Rodrigues de Freitas, pelo secretário de Cultura, Evandro Soares e pelo homenageado da edição Lorenço Cusin Neto.

Com o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, as atividades serão realizadas de 07 a 20 de setembro, com ações no Parque Municipal de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva, sede da ABCTG, na Casa das Artes, e com apresentações artísticas na Via Del Vino.

“Estamos muito felizes em poder dar início a mais uma edição dos Festejos Farroupilhas em Bento Gonçalves. Eu agradeço os cavalarianos que trouxeram a chama para nossa cidade e hoje representam o tradicionalismo”, destaca o presidente da ABCTG.

Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves

O coordenador da 11ª Região Tradicionalista ressaltou que “hoje foi retomado o desfile na área central da cidade, estamos felizes pela condução do Município de Bento Gonçalves nos projetos e por levar a equipe até Canguçu para receber a chama crioula. A chegada de símbolo do tradicionalismo, vem com os bons fluídos. Que possamos comemorar uma excelente semana farroupilha, junto com os Municípios da região tradicionalista. Nossos cavalarianos que percorrem o estado no trote do cavalo levando a centelha, hoje a acendem em Bento”.

O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destacou que “o Rio Grande do Sul é o estado mais ao sul do Brasil e que foi celeiro do Brasil. Muito obrigado cavalarianos por fazer honrar nossa terra e nosso povo. Bento Gonçalves mais uma vez inicia os Festejos, valorizando nossa tradição”.

Desfilaram na rua Marechal Deodoro o CTG Alvorada Gaúcha, CTG Herdeiros da Bombacha, CTG Laços da Amizade, CTG Laço Velho e CTG Presilha Da Serra.

A realização do evento é da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha – ABCTG e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Cultura e conta com o apoio da 11ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Brigada Militar e Sistema Fecomércio – Sesc de Bento Gonçalves. O patrocínio é de CORSAN – Evoluir nos define – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.