Forte chuva deixa Santa Tereza embaixo d’água

A prefeita da cidade, Gisele Caumo, afirma que essa pode ser a maior enchente dos últimos tempos na cidade

Foto: Reprodução/Redes sociais

O pequeno município de Santa Tereza, na Serra Gaúcha, com pouco mais de dois mil habitantes, é um dos mais atingidos pelas chuvas que castigam o Rio Grande do Sul desde a madrugada de domingo, 03/09. Nesta segunda-feira, 04/09, a cidade, que é banhada pelo Rio Taquari, está quase que submersa.

De acordo com a prefeita da cidade, Gisele Caumo (PTB), esta pode ser considerada uma das maiores enchentes já registradas no município. “Uma cheia que já superou a maior dos últimos tempos, que foi de 2020. Incrivelmente, nas últimas duas horas, o Rio [Taquari] teve uma elevação de mais de dois metros de altura por hora”, afirmou em vídeo publicado pelas redes sociais da prefeitura.

Foto: Redes sociais

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Bento Gonçalves tem ajudado no resgate de pessoas ilhadas. “Tentamos fazer o máximo, mas às vezes tem situações que fogem das nossas mãos. Nós continuamos trabalhando, sempre pensando, em primeiro lugar, na vida das pessoas”, disse Gisele.

A prefeita ainda afirmou que todas as equipes de secretarias estão ajudando. “É algo que foge da nossa compreensão e das nossas mãos, é algo natural. Nós trabalhamos muito com precaução, mas infelizmente, nas últimas horas, a elevação foi absurda, foi tudo muito rápido”, finalizou.

O número de pessoas desabrigadas e de danos materiais ainda serão contabilizados.

Foto: Redes sociais

Linha Alcântara

A Linha Alcântara, localizada no distrito de Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves, também é uma das mais atingidas pelas chuvas. Na tarde desta segunda, o prefeito de Bento, Diogo Siqueira (PSDB), e o vice-prefeito, Amarildo Lucatelli (Progressistas), estiveram visitando o local junto de equipes da Defesa Civil e de secretarias.

A cheia do Rio das Antas encobriu a ponte que liga Bento a Cotiporã. Confira:

No final de agosto, uma forte chuva de granizo danificou cerca de 48 residências na localidade.