Garimpeiros pedem ajuda ao Governo Federal para deixar Terra Yanomami
Garimpeiros pedem que o governo libere o acesso de aviões e de lanchas particulares
Defensores da garimpagem no Brasil estão solicitando ajuda ao Governo Federal para que milhares de garimpeiros deixem a Terra Indígena Yanomami, que abrange parte de Roraima e do Amazonas.
Muitos garimpeiros começaram a deixar a área logo após o Governo Federal anunciar que a retirada dos não indígenas da reserva Yanomami é prioridade e que, caso seja necessário, será empregado às forças de segurança do estado para cumprir o processo de retirada.
Contudo, representantes dos garimpeiros alegam que algumas das medidas que o Governo Federal colocou em prática para forçar a saída deles da área dificultaram a movimentação no interior da terra indígena.
Os garimpeiros pedem que o governo libere o acesso de aviões e de lanchas particulares ao interior da Terra Indígena Yanomami ou que, alternativamente, ofereça transporte aéreo ou fluvial para quem quiser deixar a área imediatamente.
Caso o governo opte por transportar os garimpeiros em aeronaves já mobilizadas para a missão humanitária e assistencial aos Yanomami, os garimpeiros pedem que sejam definidos e anunciados previamente os locais para onde os garimpeiros devem se dirigir a fim de obter ajuda, com a indicação das pistas de pouso e decolagem que serão usadas.