GOVERNO RS: orientação em relação à Barragem UHE Castro Alves

O governo estadual informou que o status da Barragem Usina Hidrelétrica (UHE) Castro Alves está sendo alterado para ATENÇÃO; ainda assim, não há risco de rompimento da barragem

UHE Castro Alves. Foto: Ceran

Devido aos acumulados de chuva dos últimos dias e a consequente elevação dos níveis da água no Rio das Antas, o status da Barragem Usina Hidrelétrica (UHE) Castro Alves está sendo alterado para ATENÇÃO. Com isso, foram adotadas medidas preventivas previstas no Plano de Ação de Emergência do empreendimento. Além disso, sirenes foram acionadas para informar à população do entorno a respeito do aumento do nível da água.

Caso algum morador ainda não foi mobilizado para ser retirado da área, deve acionar as Defesas Civis dos municípios próximos à barragem (Nova Roma e Nova Pádua), a empresa Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), responsável pela barragem, ou a Defesa Civil do Estado para que isso seja feito.

A evacuação é uma ação preventiva. Até o momento, não existe indicação de anomalia do comportamento das estruturas, ou seja, não há risco de rompimento da barragem. A Ceran segue monitorando a situação de forma ininterrupta.

As Defesas Civis de Nova Roma e de Nova Pádua, bem como a Defesa Civil do Estado, já foram informadas e seguem monitorando a situação.

A Defesa Civil do Estado está reforçando as medidas preventivas adotadas pela Ceran. A situação das barragens na sequência do curso do Rio das Antas também está sendo monitorada.

Comunicado da Ceran

A Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) emitiu comunicado na tarde deste sábado, 18/11, atualizando a população sobre a situação atual das barragens UHE 14 de Julho, UHE Monte Claro e UHE Castro Alves, administradas pela empresa.

“A Ceran informa que neste sábado, 18 de novembro, o Rio das Antas está apresentando vazões similares à de 04 de setembro, podendo superá-las. Com o compromisso de zelar pela segurança da população, a Ceran está monitorando e agindo de forma preventiva, junto às Defesas Civis dos municípios e de acordo com a Lei de Segurança de Barragens”, diz o comunicado.