Guarda Municipal de Vacaria salva bebê de 11 meses que estava sem respirar
No caminho para atendimento médico, um guarda utilizou a manobra de Heimlich (método usado para desobstruir as vias aéreas superiores), sendo também necessário o uso de massagem cardíaca
Na sexta-feira, 07/04, por volta de 15h30, a Guarda Municipal de Vacaria fazia patrulhamento no bairro Cohab quando um carro que vinha no sentido contrário da via deu sinal de luz para que a viatura parasse.
Uma mulher desceu do veículo com um bebê de 11 meses no colo, aparentemente desmaiado e sem nenhum esboço. Ela pedia socorro relatando que o bebê havia se engasgado.
De imediato, um dos guardas pegou o bebê e entrou na viatura para o deslocamento até a UPA, momento em que o agente iniciou os primeiros socorros. No caminho, ele utilizou a manobra de Heimlich (método usado para desobstruir as vias aéreas superiores), sendo também necessário o uso de massagem cardíaca.
Com a ação rápida e com o procedimento utilizado pelo guarda, as vias aéreas da criança foram desobstruídas e o bebê voltou a respirar.
Após os primeiros socorros prestados pelos guardas, o bebê foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, para o hospital Nossa Senhora de Oliveira para exames, onde permaneceu em observação.
Fonte: Guarda Municipal de Vacaria