IPE Saúde anuncia pagamento extraordinário de R$ 100 milhões para hospitais
Nesta sexta-feira, 29/07, o IPE Saúde anunciou que realizou um pagamento extraordinário de R$ 100 milhões aos hospitais, clínicas e laboratórios. Segundo órgão, o foco da ação é reduzir o passivo existente junto aos prestadores. Com o aporte, além do pagamento em dia nos serviços de consultas médicas e de pronto atendimento, outros serviços como baixa hospitalar e atendimentos ambulatoriais sofrem redução significativa no atraso.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações em andamento para a reestruturação da autarquia, que têm como objetivo a busca do equilíbrio econômico-financeiro. Com o desembolso, o IPE Saúde conta com um montante de aproximadamente R$ 310 milhões em atraso superior a 30 dias além do prazo contratual.
Reestruturação
O pagamento realizado nesta sexta-feira, 29/07, é o segundo em um intervalo de três meses. Em maio, o instituto já havia realizado um desembolso extraordinário no valor de R$ 150 milhões. Até o final de 2022, o objetivo do Estado é reduzir de forma significativa o passivo e consolidar a relação com os prestadores de serviço, garantindo tranquilidade para os quase 1 milhão de usuário do plano de saúde.
Além dos pagamentos, outra frente de ação do instituto envolve a reestruturação da despesa, com o trabalho técnico de revisão e atualização de tabelas de medicamentos, de diárias e de taxas oncológicas. Também há atuação na modernização de processos internos, especialmente focados no controle, bem como o redesenho de processos com apoio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e a Secretaria da Fazenda, por meio do Tesouro do Estado, com o desenvolvimento de metodologia de qualidade do gasto. A avaliação de alternativas de financiamento também está no horizonte das definições de trabalho.
Serviços ao usuário
Em relação ao serviço aos usuários, o IPE Saúde também promoveu em 2022 a implantação de uma nova central para qualificar o atendimento telefônico, realizou melhorias do sistema na sede da autarquia. No interior do estado, está em andamento a ampliação dos postos de atendimento por meio do Programa Facilitadores, que já chegou a 48 municípios, além dos atendimentos presenciais por meio das agências do Tudo Fácil. Em Bento Gonçalves, o serviço funciona na rua Cândido Costa, 24, 10° andar, sala 1001, no Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h.