• Vinícola Garibaldi

LINHA ALCÂNTARA: 115 casas levadas pela enxurrada

  • Vinícola Garibaldi

Dados prévios da Defesa Civil e do IPURB ainda apontam que cerca de 200 casas foram danificadas e precisam de reparos

Foto: Prefeitura Bento

Nesta quarta-feira, 06/09, a Prefeitura de Bento Gonçalves seguiu com os trabalhos para auxiliar as famílias atingidas pela cheia do Rio das Antas. Foi publicado no Diário Oficial, na terça-feira, 05/09, o Decreto n.º 12.041/2023, que oficializa a Situação de Emergência devido à cheia.

Foi desobstruído o acesso à estrada Imaculada Conceição e iniciada a limpeza no local, com recolhimento de árvores, galhos, limpeza da via e auxílio para retirada de materiais das casas. Com o volume de água diminuindo, foi possível iniciar a avaliação da ponte de Cotiporã, que está com as cabeceiras danificadas. Somente após o nível do Rio baixar, será possível avaliar o restante da estrutura. 

O trânsito segue interrompido no acesso à Santa Barbara, pois parte da ponte foi levada pela água. No distrito de Tuiuty, a estrada sentido Passo Velho foi liberada e as equipes seguem para o trabalho na Linha Buratti.

De acordo com relatório da secretaria de Segurança (Semseg), através da Defesa Civil e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), 115 casas foram levadas pela enxurrada e 200 foram danificadas e precisam reparos (dados preliminares e sendo atualizados).

Dados da Emater constam que na agricultura, foram atingidos 26 hectares, com perda de 226,6 toneladas de frutas, hortaliças, verduras (uva, laranja, bergamota, milho, outras frutas). 

O Ginásio da Linha Alcântara segue como ponto de apoio para refeições de quem necessita e distribuição dos donativos arrecadados. 

Doações

A campanha de arrecadação de doações segue. Podem ser doados: móveis, camas, colchões, produtos de limpeza, roupas de cama, ração para os animais, além de alimentos.

Os pontos de coleta são na sede do Corpo de Bombeiros, na avenida Osvaldo Aranha, na secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), no Complexo Administrativo (rua 10 de novembro, 190, Cidade Alta) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Rodovia BR 470, km 217,3, no horário comercial. Para mais informações e recolhimento de doações, entre em contato pelo número (54) 3055-7337.

Empresas e estabelecimentos também estão realizando o recolhimento de donativos.