Lula autoriza envio de ajuda humanitária à Turquia e ao Chile

Turquia foi atingida por terremotos que deixaram mais de 11 mil mortos enquanto o Chile sofre com grandes incêndios florestais

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou, nesta quarta-feira, 08/02, o envio de ajuda humanitária do Brasil à Turquia e ao Chile. O apoio do Brasil deve alcançar os R$ 13,5 milhões e a operação deve durar duas semanas.

A Turquia foi atingida por um terremoto que, até esta quarta-feira, já havia deixado mais de 11 mil mortos, enquanto o Chile sofre com os danos causados por incêndios florestais.

Segundo o Palácio do Planalto, para o Chile, o governo brasileiro autorizou o envio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira equipada para o combate a incêndios, além de 60 brigadistas disponibilizados pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Para a Turquia, o Brasil enviará uma equipe de busca e resgate urbano, composta por até 22 especialistas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

“O grupo ainda contará com o suporte de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O efetivo seguirá para Ancara, capital turca, a bordo de uma aeronave cargueira KC-390, também da FAB”, disse o governo em nota.

Você pode gostar também