• Vinícola Garibaldi

Ministério da Saúde realiza “Dia D” contra a dengue neste sábado, 02/03

  • Vinícola Garibaldi

No Rio Grande do Sul, são cerca de 13,7 mil casos prováveis de dengue, com 11 óbitos confirmados

Foto: Prefeitura Bento

Neste sábado, 2 de março, acontece em todo o país o Dia D – Brasil unido contra a dengue. A mobilização nacional conta com a união do governo federal, estados, municípios e de toda a sociedade para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema ‘10 minutos contra a dengue’. O controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti estão entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e no mundo e exige ações de todas as esferas da gestão e participação ativa da população gaúcha.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforça a mobilização em todo o país. “Faço aqui um chamamento à sociedade, aos profissionais de imprensa, para que estejam conosco no Dia D – Brasil unido contra a dengue, no próximo sábado. Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”, alertou.

Desde o início de 2024 até agora foram notificados cerca de 973 mil casos suspeitos de dengue no país, com 195 óbitos confirmados. No Rio Grande do Sul, são 13,7 mil casos prováveis de dengue, com 11 óbitos confirmados.

Fique atento!

Em caso de febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Não faça uso de medicamentos sem conhecimento médico.

Mortes por dengue no RS

Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), vinculado à Secretaria da Saúde, confirmou na sexta-feira, 1º/03, o 10º e 11º óbito por dengue no Rio Grande do Sul.

Os óbitos confirmados são de:

– Homem, 69 anos, residente em Novo Hamburgo. Com comorbidades, ocorrido em 23/02/2024. O município de Novo Hamburgo apresenta incidência de 823,4/100.000 hab. casos prováveis de dengue.

– Mulher, 71 anos, residente em Independência. Com comorbidades, ocorrido em 24/02/2024. O município de Independência apresenta incidência de 2.242,6/100.000 hab. casos prováveis de dengue.

A partir das próxima semana, as informações dos novos óbitos de dengue serão publicadas em twitter.com/SaudeGovRS.