• Vinícola Garibaldi
  • Debianchi
  • Envase
  • Posto Ravanello
  • Naturepet Pharma

Ministro de Lula é recepcionado na UCS, em Caxias do Sul

  • Ótica Debianchi Lente em Dobro
  • Vinícola Garibaldi
  • Envase
  • Naturepet Pharma

Em passagem pela cidade para representar o presidente Lula na abertura da Festa da Uva, Paulo Pimenta participou de encontro com representantes regionais na Universidade, onde também conheceu a UCSGRAPHENE

Fotos: Bruno Zulian

A Universidade de Caxias do Sul recebeu na manhã de quinta-feira, 15/02, a visita do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, o gaúcho Paulo Pimenta. Pela manhã, ele foi recepcionado no Hospital Geral pelo presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Dom José Gislon, pelo reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, e pelo diretor-geral do HG, Sandro Junqueira. Eles participaram de um encontro com autoridades políticas e empresariais de Caxias e região articulado pelo MOBI Caxias, ocasião na qual o ministro recebeu reivindicações sobre infraestrutura e saúde. A visita à UCS fez parte da agenda de Pimenta em Caxias, onde representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na abertura da Festa da Uva de 2024, quinta à tarde, ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

A instalação de 40 novos leitos no Hospital Geral esteve na pauta da reunião da manhã, e foi ressaltada pelo diretor-geral do HG, Sandro Junqueira. Pimenta comprometeu-se a retornar à cidade para tratar da demanda de forma específica, ciente de que o custeio dos leitos gira em torno de R$ 36 milhões. O reitor Gelson Leonardo Rech, por sua vez, reiterou também a importância da aprovação de dois projetos da UCS contemplados no Plano Plurianual da União – a instalação dos laboratórios de células-tronco e de zoonoses. “São projetos que estão em fase de estudo orçamentário e que podem ser executados nos próximos três anos, mas o ministro salientou ser de interesse nacional que aconteçam o quanto antes”, comentou Rech.

Após o encontro, do qual também participaram os prefeitos de Caxias, Adiló Didomenico, e de Farroupilha, Fabiano Feltrin, e os deputados Denise Pessôa (federal) e Pepe Vargas (estadual), o ministro almoçou no Campus-Sede acompanhado do reitor da UCS.

Vista à UCS GRAPHENE

A agenda do ministro Paulo Pimenta na UCS seguiu no início da tarde, quando o reitor Gelson Leonardo Rech conduziu-o em visita à UCS GRAPHENE, primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina instalada por uma universidade. “O ministro ficou bastante impressionado com a capacidade produtiva e o desenvolvimento de novos produtos feitos com grafeno aqui na Universidade. Inclusive, no próximo dia 23 estaremos levando à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), em Brasília,  proposta de ampliação da UCSGRAPHENE, de sua capacidade de produção e de desenvolvimento tecnológico”, destacou Rech. O reitor aproveitou a oportunidade para convidar o ministro para a 3ª Feira Nacional do Grafeno, projetada pela UCS para o 2º semestre deste ano.

Universidade de Caxias do Sul marca presença na 34ª Festa Nacional da Uva 

Como já é tradição, a Universidade de Caxias do Sul está presente na Festa Nacional da Uva. A 34ª edição de um dos maiores eventos comunitários do Brasil foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 15, e segue até 3 de março. A solenidade de abertura teve o Hino Nacional interpretado pelo Quarteto de Cordas da UCS, que junto a músicos convidados também recepcionou os participantes no pórtico do Centro de Eventos.

O público que visitar o estande da UCS terá a oportunidade de saber mais sobre cursos e as novidades da Universidade em pesquisa, inovação, ensino e extensão. Entre as atrações estão elementos do acervo do projeto Bit Bus – Mergulhando no Mundo da Informática, com totens interativos composto por peças de computador.

Fonte: Universidade de Caxias do Sul