Municípios do RS podem registrar fortes chuvas nos próximos dias

Bento Gonçalves pode registrar altos níveis de chuva

Municípios do RS podem registrar fortes chuvas nos próximos dias

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul publicou um comunicado informando que uma frente fria vai ocasionar o retorno das chuvas ao Estado. Os volumes poderão variar entre 150 mm a 200 mm.

Conforme a pasta, todas as áreas do RS serão atingidas pelas instabilidades entre 15 e 17 de junho. Região dos Vales, Metropolitana, Porto Alegre, Litoral Norte e Serra Gaúcha deverão registrar os maiores acumulados.

Os volumes totais são superiores às médias previstas para todo o mês em municípios como Porto Alegre, Canoas, Eldorado do Sul, Cruzeiro do Sul e Bento Gonçalves — atingidos pelo evento climático extremo do último mês.

“Esta condição se dará por causa da formação de um novo bloqueio atmosférico no Brasil central, que deve fazer com que frentes frias e instabilidades fiquem atuando no Sul do país”, diz trecho da postagem.

A Defesa Civil afirma que monitora a situação e que já está articulando a adoção de medidas preventivas. Segundo o governo, “especialmente em locais com pequenos rios, córregos e sistemas de escoamento que demandem manutenção, desobstrução e limpeza em razão dos eventos meteorológicos anteriores”.