Novo modelo da carteira de identidade nacional já está sendo emitido no RS
Modelo antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032
A carteira de identidade nacional, novo modelo do documento básico de identificação dos brasileiros, passou a ser oferecido por todos os Estados brasileiros a partir de novembro do ano passado. A nova carteira de identidade possui versões em papel e digital.
O modelo antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032, entretanto, a população com idade acima de 60 anos tem a opção de não atualizar o documento.
A primeira via e a renovação do documento são gratuitas, mas quem perder e precisar tirar a segunda via tem de pagar uma taxa de R$ 86,66, exceto maiores de 65 anos ou vítimas de roubo.
A nova carteira reúne o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número de todos os outros documentos, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Outra mudança com a nova carteira de identidade nacional é que ela passa a ser aceita inclusive no formato digital, que será válida para todo o país e terá prazos de validade diferentes conforme a idade dos cidadãos.