“O livro como ferramenta da memória” é o tema da 38ª edição da Feira do Livro de Bento

A feira ocorrerá de 04 a 15 de outubro, na Via Del Vino

Foto: Divulgação

Direto da Via Del Vino, de 04 a 15 de outubro, Bento Gonçalves promove a sua 38ª edição da Feira do Livro. Na última segunda-feira, 07/08, a prefeitura e a Comissão Organizadora divulgaram o tema oficial da edição: “O livro como ferramenta da memória”. O slogan da feira também foi divulgado: “Criando e [Re]Contando Memórias”.

A história sempre possuiu uma relação simbiótica com a literatura, ambas têm o mesmo objetivo, o de retratar ou (re)contar narrativas, criando memórias, por isso, em sua 38ª edição, a Feira do Livro de Bento Gonçalves irá trabalhar a sua temática em torno dos diversos ramos e interpretações que a história e a memória podem ter. 

Foi com essa breve descrição acima, que se iniciou o projeto da criação da identidade visual da 38ª Feira do Livro, realizado pela equipe de Bacharelado de Design da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Projeto Desalinha, sob a coordenação da professora Aline Fagundes. Os estudantes que estão desenvolvendo a identidade visual são Ana Marques, Felipe Gomes, Paula Werner e Tamara Castilhos. 

A professora Aline deu uma pequena prévia sobre as cores presentes na identidade: “Expressam contrastes, mas que tem uma questão complementar e acolhedora que remete a questão nostálgica e vintage…”

As artes serão, oficialmente, apresentadas e divulgadas para a comunidade durante o lançamento oficial da 38ª Feira do Livro, em setembro.

Na semana passada, a Comissão Organizadora da feira divulgou quem será o Escritor Homenageado da vez: Geraldo Farina, conhecido por sua atuação na literatura, música e educação.